Agosto

6° Festival de Cerâmica

Programação:
• exposição e venda de mais de 2.000 peças de cerâmica
• oficinas e demonstrações gratuitas de cerâmica com participação do público visitante
- oficina gratuita de modelagem
- oficina gratuita de torno
- Raku – oficina e demonstração de queima
• Bingo Beneficente pró Casarão do Chá com a premiação de peças cerâmicas de alta temperatura e produtos da região.
• degustação e venda de chás
• comida caseira em diversos estilos, comida no forno à lenha, bebidas e licores artesanais, chás artesanais, sucos de frutas, entre outros.
• artesanatos diversos
• plantas: orquídeas, suculentas, flores diversas, mudas de chá e outras
• animais.

Ceramistas de todo o Estado de São Paulo, com centenas de peças de tamanhos, formas e cores diferenciadas compõem o 6° Festival de Cerâmica, uma das principais atrações do Casarão do Chá, a ser realizado no dia 04 de agosto de 2019 (dom.), em Mogi das Cruzes, SP.

Ao longo do dia os ceramistas estarão disponíveis ao público, com exibições e venda de seus trabalhos. O Festival também contará com atrações demonstrativas e workshops. É esperada a visita da população local e de turistas de todo o Estado. O evento, com entrada gratuita, se consolida como um dos importantes encontros culturais da arte da cerâmica no Brasil. Artistas renomados com sólido trabalho, jovens artistas com designs diferenciados e iniciantes criativos estimulam entre si a troca de experiências e incentivam a formação de novos ceramistas.

O Festival será acompanhado de diversas barracas de alimentação, oferecendo comidas artesanais preparadas na hora, artesanatos diversos e plantas. O chá preto e o chá verde, produtos que originaram a construção da fábrica Casarão do Chá, inaugurado em 1942 e onde acontece o Festival, poderão ser apreciados. A planta da qual se produz os chás preto e verde, a Camelia sinensis, também poderá ser adquirida.

** Entrada franca.
** No local não é possível passar cartão. Aos que irão adquirir peças de cerâmica, consumir alimentos e produtos diversos, orientamos trazerem trocados.

Quem pretende IR DE TREM E ÔNIBUS ao Festival deve: descer na Estação Estudantes (Estação final de trem em Mogi das Cruzes) e sair pela catraca da direita (sentido de quem chega em Mogi) e andar 40m até o Terminal de Ônibus Estudantes (atenção para não confundir com a Rodoviária que é próxima do local). Dentro do Terminal, pega o ônibus E494 Granja Nagao, desce no ponto final Granja Nagao e anda 300 m na Estr. do Chá até o Casarão do Chá. O ônibus de volta sai da Granja Nagao e pára no Terminal Estudantes. Como há poucos horários de ônibus no domingo, o visitante deve conferir o horário de ônibus do dia 04.08 com a Secretaria de Transportes de Mogi (tel:11-4798-5122), com a possibilidade de haver horários de ônibus especialmente para o dia do Festival.
Quem vem de APLICATIVO DE TRANSPORTE E GPS: Não há sinal de celular próximo ao Casarão do Chá. Na Estr. do Nagao, siga as orientações das placas e por fim entre na Estr. do Chá - combine bem com o motorista do aplicativo, o horário e o ponto do retorno na Estr. do Chá, pois de manhã costuma ser tranqüilo para chegar de carro bem próximo ao Casarão, mas à tarde só é possível chegar até a Estr. do Chá, e mesmo este fica sem lugar para estacionar, sendo possível somente circular com carro.

Organização: Associação Casarão do Chá

Apoio: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Mais informações:
Associação Casarão do Chá