Inscrições estão abertas para escolas de samba que querem participar do Carnaval 2017

Secretaria de Cultura

03 de outubro de 2016

As escolas de samba, blocos e blocos enredo que desejam participar dos desfiles do Carnaval 2017 devem fazer suas inscrições junto à Secretaria Municipal de Cultura até a próxima segunda-feira (10/10). O edital, com todas as informações e a lista de documentação que precisa ser apresentada, está disponível para consulta e download no site da Cultura. Somente terão direito a apoio financeiro agremiações que façam parte de categorias específicas, sejam aprovadas na parte de documentação e que também cumpram as etapas do Programa de Carnaval 2017. Veja o edital LEIA TAMBÉM: Inscrições estão abertas para a eleição da Corte do Carnaval Mogi das Cruzes 2017 A festa está prevista para acontecer entre os dias 25 e 27 de fevereiro do próximo ano, sendo o primeiro dia destinado ao desfile de blocos e grupos de acesso, o segundo reservado ao Grupo Especial e o último para a Festa das Campeãs. As datas ainda estão sujeitas a alterações. Como em anos anteriores, o Carnaval 2017 acontecerá na Avenida Cívica, com toda a infraestrutura contratada e custeada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Conforme previsto em edital, os blocos e as novas escolas podem participar dos desfiles, sendo no máximo dois blocos e duas escolas, porém sem direito a remuneração. Já as escolas de retorno, que são aquelas que ficaram na última colocação no último Carnaval ou então que há anos não participavam da festa, podem pleitear o recebimento de 50% da verba prevista para as escolas do Grupo de Acesso, com o limite de duas participantes. No caso do bloco enredo, apenas um poderá ser selecionado e contemplado com recursos para desfilar. Já quanto às escolas de samba, serão selecionadas no máximo três agremiações do Grupo de Acesso, que terão direito a R$ 22 mil cada e até cinco escolas do Grupo Especial, com direito a receber R$ 40 mil cada. As escolas de retorno selecionadas terão direito a R$ 11 mil cada e o bloco enredo poderá receber até R$ 6 mil. Vale lembrar que essas são as cotas máximas de transferência de recursos para as agremiações e que as mesmas só serão atingidas caso cada escola e/ou bloco cumpra integralmente as etapas previstas no Programa de Carnaval 2017. Os recursos serão transferidos entre dezembro deste ano e março de 2017. Para terem direito aos recursos integrais previstos para este ano, é preciso que as agremiações participem de dois cursos e workshops de capacitação e qualificação, realizem no mínimo quatro ações de cunho educacional, esportivo, cultura e/ou social com a comunidade na qual estão inseridas, promovam pelo menos quatro eventos para a captação de recursos e que também entreguem na Secretaria de Cultura, até o dia 12 de dezembro, o enredo e samba enredo do grupo carnavalesco, sendo este último contendo a letra, nomes dos compositores e gravação do áudio. O restante dos recursos será repassado já no exercício de 2017, conforme outras ações previstas no Programa de Carnaval. A Secretaria de Cultura lembra que a participação da agremiação em cada ação implica na presença de um representante que assine lista de presença e permaneça até o término da atividade. A ausência em qualquer atividade inviabiliza o recebimento do recurso correspondente, não havendo a possibilidade de remarcar ou repor o conteúdo perdido. A análise das inscrições e aprovações caberá à equipe da Secretaria de Cultura, por meio da Comissão Especial Provisória de Carnaval 2017. As interessadas devem ler na íntegra o edital, no qual consta toda a documentação necessária para a inscrição. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)