Iprem fica em quarto lugar no Brasil em boas práticas de gestão previdenciária

Instituto de Previdência Municipal

10 de outubro de 2016

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) de Mogi das Cruzes ficou em quarto lugar, em todo o Brasil, no 7º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Com 5.501 segurados, o instituto mogiano é considerado uma entidade de grande porte e concorreu com institutos de grandes municípios e mesmo capitais do País. O Iprem ficou à frente, por exemplo, de cidades como Porto Alegre (6º lugar), Manaus (7º lugar) e São José do Rio Preto (9º lugar), entre outros. O prefeito Marco Bertaiolli destacou a importância do resultado lembrando o comprometimento do Iprem com a administração dos recursos dos servidores, que no futuro garantirão a sua aposentadoria. "Já recebemos premiações em áreas vitais, como educação, saúde e qualidade de vida. Este quarto lugar conquistado entre cidades de porte muito maior do que Mogi das Cruzes coroa o bom trabalho do Iprem e demonstra que a boa gestão faz a diferença positiva em todos os setores", disse. O prêmio é dado segundo critérios como ética, transparência, responsabilidade corporativa e social, além de equidade. Como concorrente, o Iprem cumpriu ainda uma série de requisitos solicitados pelos avaliadores, como divulgação da política de investimentos de 2016 aos segurados, publicação das atas do Comitê de Investimentos e dos Conselhos Fiscal e Administrativo, bem como a disponibilização dos extratos previdenciários individualizados aos segurados, entre outros. O diretor superintendente do Iprem, Francisco Carlos Cardenas, acrescenta que entre as práticas do instituto que receberam menções positivas no prêmio estão a divulgação de informações aos segurados por meio de seu site, capacitação permanente aos servidores, realização de recadastramento periódico e gestão indepentente: "Foi uma grande satisfação obtermos esta quarta colocação, o que mostra que o trabalho à frente do Iprem vem sendo muito bem feito", disse. O Iprem vem colecionando bons resultados em premiações nacionais do tipo desde 2013, quando, ainda como instituto de médio porte, ficou em 7º lugar no ranking nacional. Em 2014, também como médio porte, subiu para a 5ª posição. No ano passado, já como entidade de grande porte, garantiu o 6º lugar na classificação nacional e, este ano, melhorou seu posicionamento chegando na quarta colocação. A entrega do prêmio acontecerá no dia 8 de novembro, durante o 16º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, que será realizado em Vitória (ES). O objetivo do do Iprem é assegurar o pagamento de benefícios aos segurados e pensionistas de forma eficiente, segura e sustentável. Ele gerencia e operacionaliza o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Mogi das Cruzes - RPPS-MC, cujos segurados são os servidores públicos titulares de cargos efetivos dos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo, suas autarquias, assim como os seus beneficiários pensionistas. (MAS)