Campanha Outubro Rosa é lançada oficialmente em evento marcado pela emoção

14 de outubro de 2016

Uma noite repleta de emoção, alegria e informação marcou o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2016 em Mogi das Cruzes, que tem como objetivo alertar sobre o câncer de mama. O evento foi realizado no auditório do Cemforpe e reuniu diversas autoridades como o prefeito Marco Bertaiolli, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. "O Outubro Rosa é um momento de lembrarmos sobre a importância da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce, mas Mogi das Cruzes pensa rosa o ano todo. A qualquer momento, é possível tirar dúvidas e realizar os exames necessários", explicou Mara, agradecendo a participação e o envolvimento de todos na causa. "Mais uma vez, vocês estão fazendo a diferença no sucesso do evento", completou. Em seguida, o médico ginecologista Ricardo Bastos, coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, e a cirurgiã dentista Desireé Cavalcanti, proferiram palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero. "O câncer de mama é o câncer de maior incidência entre as mulheres, seguido do câncer de colo do útero, que é totalmente evitável desde que a mulher realize o exame preventivo anualmente", explicaram. Por este motivo, a principal estratégia deste ano é facilitar o acesso das mulheres aos exames que podem prevenir ou detectar precocemente as duas doenças. O Papanicolaou é indicado a cada 12 meses para mulheres com vida sexual ativa, em qualquer idade, enquanto a mamografia é direcionada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, conforme nova orientação do Ministério da Saúde. Em ambos os casos, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência (Posto de Saúde ou Unidade de Estratégia Saúde da Família) e solicitar o agendamento. Durante o mês de outubro não há necessidade de pedido médico. O evento contou, ainda, com demonstrações de possíveis amarrações de lenços para mulheres em tratamento de quimioterapia, realizadas por Francesca Valenti, do grupo Laços de Amizade, e Suellen Sartorato, blogueira de moda e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde. Na sequência, a diretora da empresa Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento, Silvana Zugaib, contou como está enfrentando o tratamento contra o câncer de mama. "Tudo na vida tem um propósito: você precisa encontrar algo de positivo e seguir em frente. Seguir na luta", afirmou. O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, falou sobre os avanços conquistados na área desde 2009, quando a cidade contava com apenas um mamógrafo. "Hoje temos quatro aparelhos que estão contribuindo para facilitar o acesso e para reduzir os índices de mortalidade, afinal, quando descoberto no começo, as chances de cura são muito maiores", explicou. Confira as taxas de mortalidade e morbidade do câncer de mama e câncer do colo do útero. Lenços O público presente levou lenços para doação ao auditório do Cemforpe. Quem quiser colaborar com a Campanha Outubro Rosa pode levar as peças a um dos sete pontos de coleta ou para qualquer unidade de saúde ou do Programa Saúde da Família (PSF). Locais para doação: o Prédio sede da PMMC: avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 o Unidade II da PMMC: rua Francisco Franco, 133 - Centro o Secretaria Municipal de Saúde: rua Manuel de Oliveira, 30 - Mogilar o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes - rua Gutterman, 577 - Braz Cubas o Unica Ambulatorial - rua Professora Lucinda Bastos, 1.790 - Jundiapeba o UBS Alto Ipiranga - rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700 o UBS Braz Cubas - rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340 Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas pelo SIS 160 (ligação gratuita).