Semae lança livro sobre seus 50 anos de história

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

20 de dezembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes lança, nesta quarta-feira (21/12), a partir das 18h30, o livro "Semae 50 anos", que conta a história de cinco décadas da autarquia e também do abastecimento de água na cidade desde o século 16. O evento será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e contará com a presença do prefeito Marco Bertaiolli e do prefeito eleito e ex-diretor-geral do Semae, Marcus Melo. Escrito pelos jornalistas Julio Nogueira, Luiz Maritan e Marco Aurélio Sobreiro, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o livro é resultado de dois anos de pesquisas, dezenas de entrevistas e consultas a documentos históricos. São 14 capítulos, num total de 207 páginas ilustradas com fotografias de Ney Sarmento, Guilherme Berti e Julio Nogueira, além de reproduções de imagens do Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes e do Arquivo do Semae. O projeto gráfico foi desenvolvido pelo publicitário Jorge Ricardo, que cuidou ainda da diagramação, junto com o também publicitário Fábio Faria. O material foi organizado em três partes. A primeira aborda o abastecimento em Mogi das Cruzes antes do Semae, desde o século 16 até a criação da autarquia, e relata curiosidades como a "Aguada da Vila", que fornecia água aos primeiros habitantes da então Vila de Santanna de Mogi Mirim, e ainda o que se acredita ser a primeira ligação de água a uma casa da cidade. A segunda conta como foi a consolidação do Semae em suas primeiras três décadas, cuja ênfase era a captação, tratamento e distribuição de água, desde 1970 ao final dos anos 1990, e como o serviço transformou a vida da população de regiões que hoje estão totalmente inseridas na área urbana (Braz Cubas e Jundiapeba), mas que há cerca de 40 anos recorria a poços para ter acesso à água. Por fim, a terceira parte relata a história recente da autarquia e o Projeto Mogi-Sanear, que consolidou o Semae como agência ambiental ao priorizar também o tratamento de esgoto e a consequente e gradativa despoluição do Rio Tietê. Como principais conquistas do período, estão a Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Cezar de Souza. O Semae foi criado pela Lei Municipal 1.613, de 7 de novembro de 1966. Em 26 artigos, o texto estabelece os deveres e direitos do órgão, bem como sua estrutura administrativa. Já os 50 anos do início das atividades da autarquia serão completados em 1º de janeiro de 2017. É que pouco tempo depois da instituição do Semae, a Lei 1.633 (de 28 de dezembro de 1966) complementou a criação do órgão municipal. Em seu artigo primeiro, a legislação considera "o ano de 1967 como o primeiro de efetivo exercício do Serviço Municipal de Águas e Esgotos" e que as atividades realizadas em 1966 "são consideradas, apenas, como necessárias para a sua instalação". O auditório do Cemforpe fica na Rua Antenor Leite da Cunha, 55 - Mogilar. (JN)