Campanha Mogi + Rosa trabalha a prevenção do câncer de mama
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Durante todo o mês de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento do exame. Como nos anos anteriores, a Campanha Mogi + Rosa também trabalha a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolau, que deve ser feito por mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual, uma vez por ano.
O mês de Outubro é lembrado mundialmente pela prevenção do câncer de mama, com prédios enfeitados na cor rosa e outras ações de incentivo ao auto-cuidado para mulheres. Nesta quinta-feira (08/10), servidores municipais lembram a data vestindo a cor rosa.
O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila. O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).
Quem tiver alguma dúvida sobre os exames pode ligar no SIS 160.

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres está com inscrições abertas

Mara Bertaiolli anuncia mais uma etapa do programa Pró-Visão para atender demanda reprimida de oftalmologia

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reúne diretores no encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação