Campanha Mogi + Rosa trabalha a prevenção do câncer de mama

Secretaria de Saúde

06 de outubro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade


Durante todo o mês de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento do exame. Como nos anos anteriores, a Campanha Mogi + Rosa também trabalha a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolau, que deve ser feito por mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual, uma vez por ano.

O mês de Outubro é lembrado mundialmente pela prevenção do câncer de mama, com prédios enfeitados na cor rosa e outras ações de incentivo ao auto-cuidado para mulheres. Nesta quinta-feira (08/10), servidores municipais lembram a data vestindo a cor rosa. 

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila. O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos). 

Quem tiver alguma dúvida sobre os exames pode ligar no SIS 160.