Vacinação contra a gripe é retomada nos Postos de Saúde

Secretaria de Saúde

13 de abril de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu novo lote de vacina contra a gripe nesta segunda-feira (13/04) e está retomando a imunização em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.

Até quarta-feira (15/04), ainda é possível realizar cadastro de paciente acamado que eventualmente não tenha sido vacinado. Neste caso, a aplicação da dose é feita em domicílio. O cadastro dos acamados pode ser feito pelo telefone 4798-6768.

Até o momento, Mogi das Cruzes aplicou 58.713 vacinas contra a gripe, das quais 47.705 idosos (o que corresponde a mais de 100% da população estimada); 10.259 trabalhadores da saúde (94,62%) e 749 profissionais das forças de segurança. A equipe técnica está definindo a retomada da vacinação no esquema drive-trhu.

A partir de quinta-feira, dia 16, será iniciada a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o país, como atenção para os novos grupos prioritários: doentes crônicos, motoristas de transportes coletivos, caminhoneiros e portuários. Idosos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento continuam sendo atendidos nos postos, caso seja necessário.

A imunização de professores, que estava prevista para a segunda etapa, foi adiada pelo Ministério da Saúde e o grupo deverá ser assistido a partir de 9 de maio, quando novos grupos serão assistidos. 

Vacinação a partir de 16 de abril:

Grupo Caminhoneiros, motoristas transporte coletivo e portuários - não estão inclusos motoristas de táxi e de aplicativos. Motoristas de Vans escolares no momento não serão vacinados, devem aguardar novas orientações. 

Pacientes com doenças crônicas e comorbidades - é preciso comprovar que pertence ao grupo por meio de pedido médico com diagnóstico da doença crônica  (conforme indicações do Ministério da Saúde) ou receita da medicação de uso contínuo utilizado para o tratamento. 

Vacinação a partir de 9 de maio:

Demais grupos: crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses; gestantes; puérperas; professores; adultos de 55 a 59 anos, indígenas e pessoas com deficiências.