Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação vai até 30 de outubro

Secretaria de Saúde

19 de outubro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes prossegue com a Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às16h30, em todas as unidades de saúde. Na primeira semana de campanha, foram imunizadas 1.466 crianças contra a paralisia infantil, o que corresponde a 6,37% de cobertura até o momento. Entre os dias 5 e 9 de outubro, também compareceram às unidades de saúde 2.831 crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, nos quais foram aplicadas 4.020 doses de vacinas do calendário de rotina. 

Os objetivos da campanha é garantir imunização coletiva contra a paralisa infantil em crianças de 1 a menores de 5 anos e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos. 

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. Além da gotinha contra a paralisia infantil, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.  Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.