Programa de DST/AIDS

Favorito Imprimir Saúde


Descrição:

O Centro de Testagem e Aconselhamento realiza exames para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de encaminhar os pacientes para o serviço de saúde quando necessário. A Prefeitura também mantém o SAE - Serviço de Atendimento e Acompanhamento multidisciplinar aos pacientes portadores de DST e HIV/Aids, inclusive gestantes.

Telefone:

4738-5876 e 4727-3980

E-mail:

ctamogi.sms@pmmc.com.br

Local de entrada: Dia e horário de atendimento:

Segunda à sexta das 08:00 às 16:00.

Documentos necessários:

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento

  • RG do paciente
  • Cartão SUS do paciente

SAE - Serviço de Atendimento Especializado

  • RG do paciente
  • Cartão SUS do paciente
  • Comprovante de endereço do paciente
  • Relatório de Transferência (Pacientes vindos de outro SAE)
  • Exames e Guias de encaminhamentos de outros serviços
  • Últimos exames (Pacientes vindos de outro SAE)
Prazo:

Imediato.

Meios de contato:

Telefone.

Forma de acompanhamento:

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento
SAE - Serviço de Atendimento Especializado
UAPS 2 - Unidade de Atenção aos Programas de Saúde

Fluxo:

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento

  1. Demanda espontânea - paciente comparece à UAPS 2 ou à Unidade Móvel DST, com RG e Cartão SUS (se não tiver o cartão, será cadastrado antes do atendimento na própria Unidade)
  2. Atendimento (aconselhamento/orientação) Testes rápidos e coleta de sangue
  3. Os resultados dos testes rápidos saem em aproximadamente 40 minutos, caso seja realizada coleta convencional, o resultado é após dez (10) dias e em ambos os casos o aconselhamento pós teste e resultados de exames é realizado presencialmente na UAPS 2, portando RG e protocolo de exame. Durante o atendimento serão realizadas orientações e encaminhamentos necessários.

SAE: Serviço de Atendimento Especializado

  1. No pós teste, os pacientes com resultados reagentes para Hepatites B e C, terão consultas agendadas em nossa Unidade, para posterior encaminhamento ao Ambulatório de Hepatites no HAPC, os exames reagentes de Sífilis serão direcionados para tratamento e acompanhamento na Rede Básica e os exames de HIV reagentes, serão agendados em nossa Unidade, para inicio de tratamento.
  2. Os pacientes que realizam acompanhamento para HIV/Aids em outro SAE, que desejam iniciar seu acompanhamento em nossa Unidade, deverão procurar nossa recepção munidos de RG, e relatório médico de transferência
Observações:

Para a realização dos exames no CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento o atendimento é segunda à sexta das 08:00 às 15:00. As Unidades Básicas de Saúde - UBS e Estratégia de Saúde da Famílias - ESF realizam os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B, mediante agendamento na unidade.