Revezamento da tocha olímpica leva cerca de 40 mil pessoas às ruas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Esportes e Lazer

03 de outubro de 2016

Cerca de 40 mil pessoas acompanharam, nesta terça-feira (26/07), o revezamento da tocha olímpica em Mogi das Cruzes. O símbolo dos Jogos Olímpicos percorreu 8,5 quilômetros entre a avenida Francisco Ferreira Lopes, no distrito de Braz Cubas, e o Ginásio Municipal de Esportes "Professor Hugo Ramos", no Mogilar, onde a Prefeitura organizou uma grande festa, com a participação da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, da Banda Sinfônica Professor Mário Portes, da equipe Mogi das Cruzes/Helbor e da Seleção Brasileira de Basquete. "Mogi das Cruzes deu um show de receptividade à tocha olímpica, com a população nas ruas e muita festa. Vivemos em uma cidade especial. É um momento histórico, que a cidade recebe de braços abertos. A passagem da chama olímpica é o coroamento do que foi feito no esporte da cidade nos últimos oito anos", destacou o prefeito Marco Bertaiolli, que recebeu a chama olímpica no Ginásio Municipal da judoca Aine Schmidt, a última condutora do percurso mogiano. A chama olímpica chegou a Mogi das Cruzes por volta das 11h15, vinda da cidade de Suzano. Ela foi recepcionada na avenida Francisco Ferreira Lopes, próximo à praça Francisco Urbano. O símbolo foi recepcionado pelos alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes, Giovanna Lins Lisboa, Fabiana Sayuri Pereira Hirata e Igor Melo Silva. Eles foram escolhidos Anfitriões do Fogo Olímpico por serem os vencedores de um concurso de redação, promovido pelo Ministério da Educação. O Cempre foi definido com a escola a receber o concurso na cidade por apresentar o maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O primeiro condutor do percurso mogiano foi Paulo Filho, que percorreu os cerca de 200 metros na avenida Francisco Ferreira Lopes. Ao todo, 47 pessoas participaram do revezamento na cidade. Ainda em Braz Cubas, a tocha foi levada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer e ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, Nilo Guimarães. "É um dia de festa e de celebração do esporte. A gente fica muito feliz em poder fazer parte disso e ainda mais por ver os mogianos participando", disse Nilo. Também foram destaques do percurso, o bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto, que participou na avenida Fernando Costa, próximo a um dos patrocinadores do evento; a ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei Mônica Silva, na rua Ipiranga; a ex-nadadora e medalhista Pan-Americana Lucila Martins, na rua José Bonifácio; o campeão paralímpico de bocha adaptada Maciel Santos, na rua Coronel Souza Franco, o ex-jogador de basquete Antonio José Nogueira Santana, o Tonico, na rua Doutor Corrêa; o apresentador Serginho Groismann, na rua Ipiranga, e a jornalista Maria Júlia Coutinho, no largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. Percurso A partir da avenida Francisco Ferreira Lopes, a chama olímpica passou pela avenida Fernando Costa, rua Ipiranga, largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, rua Doutor Correa, rua Otto Unger, rua Doutor Antonio Cândido Vieira, rua Coronel Souza Franco, rua Doutor Correa, rua José Bonifácio, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, rua Braz Cubas, rua Barão de Jaceguai, rua Doutor Correa, rua Major Pinheiro Franco, avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, avenida Francisco Rodrigues Filho e rua Professor Ismael Alves dos Santos, onde acessou o Ginásio Municipal de Esportes. Em pontos chave do caminho, a Prefeitura organizou apresentações artísticas e culturais. No ponto de início do trajeto, a fanfarra do Cempre Benedito Ferreira Lopes fez sua apresentação. Atual campeã do Carnaval mogiano, a escola de samba Unidos da Vila Industrial esteve no largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, enquanto a Banda da Polícia Militar animou a festa na praça Oswaldo Cruz. O largo Bom Jesus foi palco para grupos de congada, enquanto o taiko deu o tom nas proximidades do ginásio municipal. No final do percurso, a tocha olímpica foi recebida por atiradores do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes e por uma grande bandeira brasileira, hasteada pelo Corpo de Bombeiros. Já dentro do Ginásio Municipal, a chama olímpica passou a ser conduzida pela judoca Aine Schmidt. No local, desde as 10h30, já se apresentavam a Orquestra Sinfônica, a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes e a Banda Sinfônica Professor Mário Portes. Após a passagem por Mogi das Cruzes, a chama olímpica seguiu em direção ao Vale do Paraíba, onde percorreu ruas das cidades de Jacareí e São José dos Campos. O revezamento chegará ao Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. (LM)