Prefeitura atinge a meta de 65 novas creches e escolas de educação infantil

30 de setembro de 2016

O Programa de Expansão de Creches, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2009, atingiu na manhã desta sexta-feira (30/09) uma marca história com o cumprimento da meta de 65 novas creches e escolas de educação infantil entregues em oito anos. São cerca de 10 mil crianças atendidas e 1,5 mil empregos gerados com as unidades. A 65ª unidade, o Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Vereador Alcides de Vicente, no Residencial Pedra Branca, foi entregue pelo prefeito Marco Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, em uma solenidade marcada pela emoção. "Completamos 65 unidades de educação infantil entregues. É o maior programa do Estado de São Paulo e provavelmente do país em cidades grandes como Mogi das Cruzes. Todos os bairros tem uma escola de educação infantil com creches, o que não era uma realidade no passado. Nestas 65 escolas que foram construídas, repetimos o mesmo projeto, ora o projeto do Proinfância em parceira com o Governo Federal, ora o projeto modelo da Prefeitura. Neste ano, chegaremos a 75 novos prédios na área de educação com os 6 Cempres entregues, duas escolas que estão sendo ampliadas, uma creche que está em obras e o prédio sede da Secretaria de Educação", disse o prefeito. Bertaiolli destacou ainda o atendimento em período integral. "Estas unidades atendem em período integral, uma opção que adotamos para atender as mães que precisam trabalhar ou se capacitar para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Se fossemos atender o que preconiza o Plano Nacional de Educação, que é meio período, teríamos criado mais de 20 mil vagas, mas não atenderíamos a necessidade das famílias". A parceria entre a administração municipal e as instituições e associações também foram destacadas pelo chefe do executivo. "Temos 65 unidades em funcionamento, 58 delas em parceria com as organizações não governamentais. Geramos emprego no próprio bairro, a mãe da própria comunidade cuida dos filhos das famílias, são rostos conhecidos que trazem segurança. Quando nós optamos pelo caminho de termos a parceria de organizações não governamentais para administrarmos nossas creches, foi uma parceria de construção conjunta, as entidades se aperfeiçoaram muito nos últimos anos". O chefe do executivo anunciou no evento que haverá mudança no índice utilizado para o repasse de subvenção. Solenidade marcada pela emoção Para celebrar a marca, a equipe da Secretaria de Educação elaborou um totem sustentável, semelhante ao do projeto modelo das unidades, em que cada escola foi representada por uma muda de árvore, que foi entregue pelos alunos do CEIC Raio de Luz, no Residencial Novo Horizonte, e das escolas municipais Prof. Hélio dos Santos Neves, também no bairro e Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico. A aluna Giovana Baruel da Silva, que estudou no CEIC Raio de Luz, primeira escola entregue pelo Programa de Expansão e atualmente, estuda em período integral na EM Prof. Hélio dos Santos Neves entregou a última muda ao lado do prefeito Marco Bertaiolli. A programação contou com apresentações musicais da Banda Sinfônica da Escola Municipal Profª Wanda de Almeida Trandafilov, no Parque São Martinho, o Coral Pequenos Músicos da Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico. As escolas do bairro, CEIC Raio de Luz e EM Prof. Hélio dos Santos Neves também participaram. Foram homenageadas pela Associação Beneficente Novo Horizonte uma das moradoras mais antigas do bairro e uma das professoras. A emoção também tomou conta da homenagem à família. O filho do homenageado, vereador Alcides de Vicente, Danilo Tomasulo de Vicente, falou em nome da família. "Esta é uma bela homenagem, nosso pai estava sempre disponível para ajudar o próximo e adotou Mogi das Cruzes de coração", disse. Para o prefeito Bertaiolli, o cumprimento da meta da entrega das novas unidades não marca só o investimento em prédios mas também na qualidade da educação. "As apresentações que assistimos nesta solenidade mostram que estamos no caminho certo. Este trabalho foi referendado com o índice que conquistamos no IDEB, 6,3, superior aos das capitais brasileiras, a nota A que recebemos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que qualifica a gestão da educação como altamente efetiva e o prêmio de melhor merenda do Estado de São Paulo, que recebemos do Governo Federal", destacou. (KCB)