Adutora ampliará abastecimento em Sabaúna, Jardim São Pedro e Conjunto Jefferson

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

04 de outubro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) deve concluir no início de 2017 as obras para construção da nova adutora que abastecerá o Jardim São Pedro, em Cezar de Souza, e também o distrito de Sabaúna - onde, atualmente, as equipes de trabalho instalam a tubulação. O investimento é de R$ 3,9 milhões, com recursos do governo federal, e beneficiará mais de 13 mil pessoas. A água será fornecida pelo reservatório da Vila Nova Aparecida, também em Cezar de Souza, com produção própria da autarquia na Estação de Tratamento Leste, no Socorro. A adutora terá 10 quilômetros de extensão, ao longo da Avenida Nilo Marcatto e Estrada de Santa Catarina, com um ramal para atender também a população do Conjunto Jefferson. Hoje, Sabaúna conta com um poço artesiano e uma estação compacta de tratamento de água. Com a nova adutora, o Semae desativará o sistema atual do distrito e aumentará a oferta de água naquela região. Outro importante investimento para melhoria de abastecimento de água em Mogi das Cruzes é a primeira etapa de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. O investimento, de R$ 12 milhões, é o maior já realizado com recursos próprios da autarquia. A fase inicial consistirá na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. Atualmente, o trabalho está na fase de sondagens para elaboração do projeto executivo de estruturas. Paralelamente, está sendo desenvolvido também o projeto executivo de hidráulica e mecânica. Com a modernização dos filtros, além da melhoria na qualidade da água, a estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo). (JN)