Dia Internacional da Animação será celebrado em Mogi com sessões gratuitas nesta quinta

Secretaria de Cultura

25 de outubro de 2016

Nesta quinta-feira (27/10), Mogi das Cruzes recebe mais uma edição do Dia Internacional da Animação. A data, que celebra a primeira exibição de um filme de animação no mundo, ocorrida na França em 1892, será comemorada na cidade com a Mostra Infantil, que acontecerá nos períodos da manhã e tarde, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e também com as Mostras Nacional e Internacional, que acontecerão, a partir das 19 horas, na Sala Multiuso Wilma Ramos, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Toda a programação é gratuita. A Mostra Infantil será realizada em duas sessões - às 9h e às 14h - e contará com a exibição dos seguintes títulos: "Salu e o Cavalo Marinho", "Dinossauro Rex", "Contos Incontados: Branca de Neve", "O Diário de Mika", "Virando Gente", "Contos Incontados: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", "Aquitã, o Indiozinho", "Por que eu nasci dessa cor" e "Lipe, Vovô e o Monstro". As animações são de curta duração e cada sessão não deve ultrapassar uma hora de duração. Os títulos serão exibidos sequencialmente. O coordenador da Mostra Infantil, Geraldo Cordeiro Neto, explica que as turmas de alunos já foram montadas para acompanhar às sessões de animação infantil. Na sessão da manhã, há mais de 400 crianças agendadas e, na da tarde, 370. Só no Cemforpe, portanto, serão quase 800 alunos da cidade, em sua maioria com idades entre 8 e 10 anos, que terão acesso às atrações do Dia da Animação. "Além disso, também entreguei o material para que seja exibido nos CEMPREs, então o alcance da Mostra Infantil deve ser ainda maior", destaca Neto. Já à noite, a partir das 19 horas, o público espontâneo e um pouco mais velho poderá conferir as Mostras Nacional e Internacional, que serão exibidas na Sala Multiuso Wilma Ramos, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A Mostra Nacional tem classificação indicativa de 12 anos e conta com os filmes "Noturno", "O Quebra Cabeça de Tarik", "Bilhares Inglórios", "Viagem na Chuva", "Ciúme" e "Até a China". Já na Mostra Internacional, a classificação indicativa é de 16 anos e a programação inclui os filmes "Milk Of Amnesia", "Vicenta", "When I Was a Child", "La Testa Tra Le Nuvole", "Endgame", "I Love Hooligans" e "Five Minute Museum". As produções são de diferentes países, como Estados Unidos, Equador, Irã, Itália, Inglaterra, Holanda/Bélgica e Suíça/Reino Unido e a mostra como um todo deve durar uma hora. O Dia Internacional da Animação acontece simultaneamente em centenas de cidades no Brasil e no exterior. A edição brasileira é promovida pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, que cuida da parte da seleção e disponibilização dos títulos, a partir da atuação de um júri especializado. Em 2016, o Dia chega à sua 13ª edição e conta com a adesão de mais de 200 cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o que o consolida como o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. Em Mogi das Cruzes, a organização fica por conta das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro da cidade. Detalhes sobre os títulos que serão exibidos podem ser obtidas no site da Associação Brasileira de Cinema de Animação. (LMS)