Saúde promove ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca

25 de outubro de 2016

A Coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para a 14ª Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. Nesta quarta-feira (26/10), das 14 às 17 horas, haverá orientações e exames preventivos no Largo do Rosário, no Centro, em parceria com alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O trabalho faz parte dos avanços conquistados na área de Odontologia, que nesta terça-feira (25/10) comemora o Dia do Cirurgião Dentista. Desde segunda-feira (24/10), todas as unidades de saúde estão atendendo demanda espontânea de pacientes para orientação sobre câncer de boca e diagnóstico precoce. O objetivo é prestar informações sobre a doença e realizar exames gratuitamente, ressaltando sempre que qualquer lesão ou machucado na boca que dure mais de duas semanas deve ser avaliado por um cirurgião dentista. Entre as ações programadas estão exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; agendamento para uma segunda avaliação, caso seja necessário; e encaminhamento para realização de biópsia nos casos suspeitos. O mesmo trabalho será realizado nos dias 3 e 4 de novembro nas estações da CPTM do Alto Tietê. "Trata-se de uma ação regional planejada para expandir o atendimento prestado à população", explicou o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Cid Roberto Cury, lembrando que cada município da Região promoverá o evento em seu território. O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano. Entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção, fatores traumáticos (próteses mal adaptadas ou quebradas) e raízes residuais que ferem a mucosa. As campanhas são realizadas para facilitar o acesso das pessoas às informações e serviços. No ano passado, por exemplo, a iniciativa realizou, em apenas um dia, 527 exames e 50 encaminhamentos, dos quais foram encontradas 23 lesões pré-malignas e uma lesão suspeita para câncer de boca, encaminhada para tratamento. Essas e outras iniciativas têm garantido cada vez mais acesso à população ao atendimento odontológico na cidade. De 2009 para cá, o número de profissionais passou de 56 para 74 e o número de cadeiras odontológicas saltou de 27 para 40. Entre os principais avanços estão a cargo de novos serviços, como a implantação do atendimento odontológico nos PSFs, o atendimento de emergência nos finais de semana e as especialidades na Única de Jundiapeba. Atualmente, são realizados mais de 500 mil procedimentos odontológicos por ano.