Campanha Outubro Rosa recebe doação de lenços para pacientes em quimioterapia

Fundo Social

31 de outubro de 2016

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, recebeu, nesta segunda-feira (31/10), a doação de 420 lenços arrecadados pela Secretaria Municipal de Saúde e unidades gerenciadas pelo Cejam - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim dentro da Campanha Outubro Rosa. Os lenços serão entregues para pacientes que realizam tratamento oncológico no Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar, contribuindo para aumentar a autoestima das mulheres na luta contra o câncer. A entrega aconteceu na unidade do Programa Saúde da Família do Jardim Planalto, que alcançou uma arrecadação expressiva por meio de atividades físicas e informativas desenvolvidas junto à comunidade local. "Essa unidade de saúde conta com uma educadora física que promoveu uma aula especial de dança com a arrecadação de lenços entre os participantes, o que teve um ótimo retorno", explicou a secretária adjunta municipal de Saúde, Rosângela Cunha. Na Secretaria Municipal de Saúde, uma ação solidária entre os funcionários também resultou na arrecadação de lenços. Além disso, vários mogianos procuraram as unidades de saúde para levar peças do acessório. "Quero aproveitar a oportunidade para agradecer, de coração, o envolvimento de todos: funcionários, pacientes e população em geral. Sempre que nos colocamos no lugar do outro, conseguimos fazer a diferença", afirmou Mara, lembrando que os lenços ainda podem ser entregues em qualquer Posto de Saúde ou no Fundo Social. Desde 2010, a Campanha Outubro Rosa promove informações sobre câncer de mama e ainda facilita o acesso das mulheres ao exame de mamografia. Neste ano, somente nas primeiras duas semanas, 700 mulheres realizaram mamografias, das quais sete exames apresentaram alterações e estão sendo encaminhados para consulta com o médico mastologista.