Programas garantem amplo atendimento para pacientes com diabetes

11 de novembro de 2016

O Programa Controle em Casa, uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes que contempla pacientes diabéticos insulinodependentes cadastrados no Hiperdia, atende atualmente 3.895 pessoas. A iniciativa garante acompanhamento e fornecimento de glicosímetros, tiras reagentes, lancetas e lancetador para o controle domiciliar dos níveis de glicose, contribuindo para o sucesso do tratamento e segurança aos pacientes. Esta e outras ações são destacadas pela Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado na segunda-feira, 14 de novembro. Outra iniciativa é o Programa Hiperdia, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, que atende atualmente 14.036 portadores de diabetes e/ou diabetes e hipertensão. O HiperDia é um programa de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes que são diagnosticados nas unidades de saúde. A partir do cadastro, que pode ser realizado em qualquer unidade, os pacientes passam a receber medicamentos e acompanhamento dos profissionais de saúde que, através de ações educativas, ajudam a prevenir complicações decorrentes da falta de controle da doença. Já o Controle em Casa complementa o atendimento com ações direcionadas aos diabéticos que fazem uso contínuo de insulina. "Além da distribuição dos glicosímetros e insumos, também promovemos palestras educativas com orientações sobre a patologia, cuidados necessários para evitar complicações, cuidados com a hipoglicemia, a importância da alimentação saudável e da atividade física e o cuidado com os pés, o que é muito importante no caso dos diabéticos", explica a enfermeira Cice Strelec, responsável pelos Programas Hiperdia e Controle em Casa. O diabetes é uma doença crônica, de caráter permanente, caracterizada pelo mau funcionamento do pâncreas, que reduz ou para de produzir insulina, o hormônio responsável pela queima de glicose, substância presente nos alimentos. Cada vez mais frequente em todo o mundo, a diabetes pode ser causada por diversos fatores como hereditariedade, predisposição familiar, obesidade, gravidez e outros fatores relacionados com a idade. O diabetes tipo 1 pode surgir logo no início da vida ou se manifestar até o início da fase adulta e a sua principal característica é a total incapacidade do pâncreas em produzir a insulina, o que torna o paciente dependente, necessitando tomar insulina todos os dias. O tipo 2 ocorre normalmente na idade adulta e, na maioria das vezes, o pâncreas ainda mantém uma capacidade, embora reduzida, de produzir a insulina. Quando a doença se instala no organismo, as pessoas podem apresentar sintomas como perda ou aumento de peso, fadiga, sede e fome exagerada, vontade de urinar com frequência, desânimo, caimbras, tremores, visão embaçada e dificuldade de cicatrização. Se a doença não é diagnosticada, tratada e controlada, podem ocorrer sérias complicações, como perda da função renal, perda da visão, amputações e problemas cardiovasculares.