Vigilância Sanitária Municipal participa de Simpósio Brasileiro com trabalho sobre idosos

25 de novembro de 2016

A Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mogi das Cruzes está participando do 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro, em Salvador (BA). A equipe mogiana foi selecionada para apresentar o trabalho "Planejamento e Gestão na Elaboração e Execução do Plano de Atenção Integral à Saúde nas Instituições de Longa Permanência para Idosos na Cidade de Mogi das Cruzes-SP". O principal objetivo do trabalho é avaliar a implementação do Plano de Atenção à Saúde do Idoso (PAIS) nas instituições da cidade que, de acordo com o Estatuto do Idoso, são fiscalizadas pelos Conselhos do Idoso, Ministério Público, Vigilância Sanitária e outros órgãos previstos por lei. O trabalho mostra que, para isso, a Vigilância Sanitária Municipal desenvolveu uma parceria com o Ministério Público e instituições da cidade para o desenvolvimento do plano de acordo com a legislação e com a realidade de cada unidade. Em 2014, foram realizadas capacitações com todas as entidades do município, Ministério Público e Conselho Municipal do Idoso. Também foram realizadas inspeções e orientações e, em 2015, foram realizadas inspeções e acompanhamento da formulação do PAIS nas instituições com a ajuda de toda a equipe da Vigilância Sanitária, composta por enfermeiras, nutricionistas, engenheira civil, arquiteta, educadora em saúde, farmacêuticos e dentista. Os planos foram avaliados e estão sendo acompanhados com a participação do Ministério Público. O trabalho da equipe mogiana, que serve de exemplo para profissionais de todos o país, mostra que, após capacitações, orientações e inspeções, as instituições de longa permanência conseguiram realizar seus planos de atenção à saúde dos interno assistidos e continuam desenvolvimento o atendimento de acordo com a legislação vigente, melhorando o atendimento interdisciplinar aos idosos.