Semae inicia obras civis da modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

01 de dezembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou as obras civis da primeira etapa da modernização, reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. Algumas instalações começaram a ser removidas para permitir as escavações dos futuros filtros. Com o início das obras, a portaria de acesso para funcionários, visitantes e público em geral foi transferida, a partir desta quinta-feira (01/12), para a entrada em frente ao prédio principal da autarquia, também na Otto Unger. O investimento nesta primeira fase é de R$ 12,1 milhões, o maior já feito com recursos próprios em toda a história do Semae. Com a ampliação, a ETA passará a operar com 12 filtros (construção de seis e reforma dos outros seis que já são utilizados), melhorando a qualidade da água distribuída à população. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 20 meses. A autarquia trabalha para que, durante a execução dos serviços, não haja interrupção do abastecimento. Somente no final da obra, no momento de interligação com a rede, é provável que haja pequenas interrupções programadas, com poucas horas de paralisações e aviso à população com antecedência. Além dos novos filtros, o sistema será automatizado, incluindo a retrolavagem (limpeza dos filtros), tornando mais moderna a operação. A estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo), devido à maior área de filtração. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos. O documento é como um plano diretor para melhoria e eficiência da ETA, e que servirá de parâmetro para qualquer mudança futura na estação. Posteriormente, a modernização terá outras duas etapas. A segunda será a construção de uma unidade de tratamento de resíduos. Na terceira fase, um novo conjunto de floculadores, que são equipamentos que agitam a água e onde (com a adição de produtos químicos) se formam flóculos que carregam a sujeira para ser separada. O investimento total previsto é de R$ 30 milhões. A Estação de Tratamento de Água Centro foi inaugurada em maio de 1957, quando o serviço ainda era prestado pela Divisão de Água e Esgotos, órgão que antecedeu ao Semae e que era subordinado ao Departamento de Viação, Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura. Esta será a terceira reforma e ampliação da ETA. A primeira foi em 1969-1970 e a segunda, em 1992. (JN)