Balanço de atividades mostra alcance das ações do Fundo Social em oito anos de trabalho

Fundo Social

13 de dezembro de 2016

O balanço das atividades do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, realizado na noite de segunda-feira (12/12), no Cemforpe, mostrou o alcance das ações da entidade nos últimos oito anos. Foram mais de 2 milhões de roupas e cobertores distribuídos, 367 mil brinquedos entregues, R$ 271,9 mil arrecadados e repassados a entidades assistenciais do município, além de 2,5 mil alunos formados em cursos profissionalizantes. Comandado pela presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, o evento reuniu representantes de entidades sociais, associações e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, regida pelo maestro Lélis Gérson. Clique aqui para ver o balanço completo "É um prazer e uma honra estar aqui, participando dessa linda homenagem. Os homenageados de hoje são todos: os funcionários do Fundo Social, a diretoria e principalmente as dezenas de entidades que trabalham ao nosso lado, o ano inteiro, ajudando nas campanhas e fazendo com que todas as nossas ações sejam uma realidade. Da minha parte, procurei fazer o melhor que pude nesses oito anos e tenho certeza de que fiz tudo o que estava ao meu alcance", disse Mara, ao lado do prefeito Marco Bertaiolli, do vice, José Antonio Cuco Pereira, e de Karin Melo, esposa do prefeito eleito Marcus Melo e que assumirá o Fundo Social a partir de janeiro. Os mogianos que foram ao Cemforpe puderam ver estandes com as principais campanhas - e resultados - do Fundo Social. São elas a Campanha do Agasalho, a Noite do Bem, o Bazar Solidário, o Outubro Rosa/Novembro Azul, o Livro Amigo e o Natal de Sorrisos. Uma característica marcante das campanhas é o seu caráter descentralizado, ou seja, a capacidade de formar novas turmas e novos alunos nos mais diferentes bairros da cidade, levando conhecimento e geração de renda aos mogianos de várias regiões. O prefeito Marco Bertaiolli também ressaltou o alcance do Fundo Social. "Um escritor americano disse, certa vez, que se nós conseguirmos extrair o sorriso sincero de uma criança e conseguirmos tornar a vida de alguém mais fácil, nossa vida valeu a pena. Nesse sentido, posso afirmar tranquilamente que o Fundo Social cumpriu e cumpre sua missão, pois milhares de crianças mogianos sorriram alegres e muitos mogianos tiveram suas vidas mais felizes por causa das campanhas realizadas aqui na cidade", disse Bertaiolli. Programação A programação do Fundo Social é intensa e acontece durante todo o ano, como ações reconhecidas por sua excelência. São elas a Campanha do Agasalho (que arrecada e distribui roupas e cobertores no inverno), o Bazar Solidário (realizado duas vezes por ano), a Noite do Bem (um jantar beneficente que arrecada recursos para entidades da cidade), o Livro Amigo (que oferece livros a pacientes em unidades de saúde) e o Natal de Sorrisos (que distribui brinquedos às crianças no Natal). Além disso, o Fundo Social também oferece cursos profissionalizantes nas áreas de panificação e beleza para que mogianos de todas as idades tenham condições efetivas de buscar inserção no mercado de trabalho, com geração de trabalho e renda. Criados a partir de pesquisas que apontam as demandas do mercado, os cursos possuem mais de 90% de empregabilidade. Paralelamente, o Fundo Social mantém ações de apoio e contato com cerca de 330 entidades sociais cadastradas, espalhadas por todos os bairros do município. É uma rede assistencial que auxilia significativamente a entidade em suas campanhas e reúne lideranças que conhecem as regiões onde atuam. (MAS)