"A história do Semae está eternizada", diz prefeito em noite de lançamento de livro

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

22 de dezembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançaram, na noite de quarta-feira (21/12), o livro "Semae 50 anos", que conta a história de cinco décadas da autarquia e também do abastecimento de água na cidade desde o século 16. "Devemos nos orgulhar deste momento, pois fazemos parte desta história. História que está eternizada a partir de agora neste livro. Um trabalho feito "em casa", por uma equipe muito competente", disse o prefeito Marco Bertaiolli ao público que compareceu ao auditório do Cemforpe, a maioria funcionários da autarquia. Escrito pelos jornalistas Julio Nogueira, Luiz Maritan e Marco Aurélio Sobreiro, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o livro tem 14 capítulos, num total de 207 páginas ilustradas com fotografias de Ney Sarmento, Guilherme Berti e Julio Nogueira, além de reproduções de imagens do Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes e do Arquivo do Semae. O projeto gráfico foi desenvolvido pelo publicitário Jorge Ricardo, que cuidou ainda da diagramação, junto com o também publicitário Fábio Faria. Os sete foram chamados ao palco e receberam os primeiros exemplares, junto com o chefe da Divisão de Projetos da autarquia, Gelindo Roque de Souza, funcionário que está há 41 anos no Semae e, neste tempo, organizou o arquivo fotográfico da autarquia, cujo material foi utilizado no livro. "Em 2000, a grande discussão da eleição daquele ano foi sobre o Semae. Se deveria ser transferido para a Sabesp ou vendido para uma empresa privada. Hoje a autarquia voltou a ter capacidade própria de investimento e de obtenção de financiamento. O grande responsável por esta reviravolta é o Marcus Melo, que vai cuidar de toda a cidade a partir de janeiro", completou Bertaiolli, referindo-se ao prefeito eleito de Mogi. Marcus Melo elogiou os responsáveis pela elaboração do livro e também parabenizou os funcionários. "O Semae se tornou o que é graças à dedicação de cada um de vocês. Quero continuar contando com todos para cuidarmos da nossa Mogi das Cruzes". O diretor-geral da autarquia, Dirceu Lorena de Meira, que a partir de janeiro assumirá a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, agradeceu a contribuição e o empenho dos servidores da autarquia e também parabenizou os responsáveis pela produção do livro. "Sem o trabalho de vocês (funcionários), não teríamos alcançado os resultados que conquistamos. Vocês são uma equipe excelente, obrigado por toda dedicação" O livro foi organizado em três partes. A primeira aborda o abastecimento em Mogi das Cruzes antes do Semae, desde o século 16 até a criação da autarquia, e relata curiosidades como a "Aguada da Vila", que fornecia água aos primeiros habitantes da então Vila de Santanna de Mogi Mirim, e ainda o que se acredita ser a primeira ligação de água a uma casa da cidade. A segunda conta como foi a consolidação do Semae em suas primeiras três décadas, cuja ênfase era a captação, tratamento e distribuição de água, desde 1970 ao final dos anos 1990, e como o serviço transformou a vida da população de regiões que hoje estão totalmente inseridas na área urbana (Braz Cubas e Jundiapeba), mas que há cerca de 40 anos recorria a poços para ter acesso à água. Por fim, a terceira parte relata a história recente da autarquia e o Projeto Mogi-Sanear, que consolidou o Semae como agência ambiental ao priorizar também o tratamento de esgoto e a consequente e gradativa despoluição do Rio Tietê. Como principais conquistas do período, estão a Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Cezar de Souza. Também participaram do lançamento os ex-diretores da autarquia Roberto Gomes de Faria (ex-diretor-geral que atuou mais por quase 40 anos no Semae e foi uma das principais fontes de informação para o livro), Dilson Del Bem (ex-diretor-geral), Walter Villar (ex-diretor técnico) e José Miguel Ackel Neto (ex-diretor do Sistema de Água), os vereadores Cláudio Miyake, Caio Cunha e Jean Lopes, e o advogado Antônio Carlos Lopes, sobrinho e representante da família do prefeito Carlos Alberto Lopes, fundador do Semae. Workshop O lançamento do livro foi precedido de um workshop para os funcionários. O evento, também realizado no Cemforpe, foi parte das comemorações pelos 50 anos da autarquia, completados em novembro. A programação incluiu dinâmicas, palestra com o mágico Eduardo Peres, projeção de vídeo com depoimentos de antigos servidores e apresentações individuais de cada departamento da autarquia, detalhando sua atuação. Outras atividades estão programadas para 2017. O Semae foi criado pela Lei Municipal 1.613, de 7 de novembro de 1966, do prefeito Carlos Alberto Lopes, o mesmo que, em 1929, inaugurou o primeiro reservatório de água da cidade. Já os 50 anos do início das atividades da autarquia serão completados em 1º de janeiro de 2017. É que pouco tempo depois da instituição do Semae, a Lei 1.633 (de 28 de dezembro de 1966) complementou a criação do órgão municipal. Em seu artigo primeiro, a legislação considera "o ano de 1967 como o primeiro de efetivo exercício do Serviço Municipal de Águas e Esgotos" e que as atividades realizadas em 1966 "são consideradas, apenas, como necessárias para a sua instalação". (JN)