Aluno do Cocuera é o vencedor do Prêmio Jovem Talento da Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes
Secretaria de Educação
A premiação tem como objetivo destacar os talentos e habilidades musicais dos alunos, além de promover a prática e o desenvolvimento da música entre crianças, adolescentes e jovens












O aluno de musicalização na EM Prof. Afonso Caporali, no Conjunto Residencial Cocuera, Gabriel Justamante da Silva Rafael, de 7 anos, venceu a 2ª edição do Prêmio Jovem Talento AFABAMC (Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quinta-feira (13/06), no Auditório do Cemforpe, no Mogilar. O evento foi promovido pela associação com o apoio das secretarias de Educação e e Cultura de Mogi das Cruzes e contou com a presença de mais de 500 pessoas.
Gabriel encantou a todos com seu vídeo tocando flauta doce, recebendo um total de 665 votos, em meio aos mais de 3000 votos contabilizados. “É uma emoção indescritível ver a vitória dele. Ele participa do projeto há dois anos. Estamos muito orgulhosos de seu esforço e dedicação”, destacou Sandra Justamante, mãe de Gabriel. A vitória do pequeno músico também foi comemorada pelo pai Ademir Alex, os avós, irmãos, vizinhos e amigos, que estavam presentes na cerimônia.
“Este prêmio é uma forma especial de reconhecer e valorizar os talentos dos jovens músicos, que têm um potencial brilhante para competir e se destacar em diversas oportunidades futuras. A presença dos professores envolvidos no projeto é uma demonstração concreta do poder transformador da música na vida de cada um desses participantes, que continuam a inspirar outras crianças a embarcar nessa jornada formativa repleta de possibilidades”, disse a secretária-adjunta, Mariane Prestes.
A edição deste ano foi marcada pela participação de oito finalistas, nas categorias: musicalização, família das madeiras, metais e percussão. A premiação tem como objetivo destacar os talentos e habilidades musicais dos alunos, além de promover a prática e o desenvolvimento da música entre crianças, adolescentes e jovens. Os vídeos de todos os participantes foram gravados no EMAM (Estúdio Municipal de Áudio e Música) da Secretaria Municipal de Cultura. A votação dos finalistas aconteceu entre os dias 1 e 12 de junho, pelo site oficial da AFABAMC.
Com o foco de promover e incentivar o estudo musical, todos os finalistas do Prêmio Jovem Talento 2024 foram contemplados com prêmios relacionados ao seu instrumento musical, além de receberem o troféu de participação. “É extremamente gratificante poder proporcionar essas oportunidades musicais a tantos jovens talentosos. Estamos comprometidos em promover o crescimento e a formação musical de cada aluno, e ver o impacto positivo dessas atividades em suas vidas é verdadeiramente recompensador”, afirmou o coordenador dos projetos de música da Pasta, maestro Allan Caetano.
O presidente da AFABAMC, Richard Bitelli, enfatizou a importância de acreditar verdadeiramente nas crianças e nos jovens. “Nós buscamos acreditar verdadeiramente nas crianças e nos jovens e o Prêmio Jovem Talento é isso, é incentivar esses jovens a persistirem em seus sonhos, continuarem avançando e fazerem a diferença”. A iniciativa contou com a participação especial do maestro da Orquestra Minha Terra Mogi e violoncelista Cléber Felipe Harmon, nas apresentações da noite.
O evento também contou com a apresentação da banda de instrumentos melódicos e percussão e o corpo coreográfico da EM Prof.ª Maria Aparecida de Faria (Vila Jundiai). Estiveram presentes na ocasião o vereador Osvaldo Silva e do maestro e coordenador de projetos de música da Secretaria de Educação de Suzano, Gleberson Moraes Santana.
O projeto Pra Ver a Banda Passar oferece o ensino de música em 28 escolas da cidade, sendo 11 estaduais e 17 municipais, e preserva os grupos musicais tradicionais das escolas da cidade, por meio de bandas marciais, fanfarras, bandas musicais de marcha, bandas de instrumentos melódicos e percussão, corpos coreográficos e musicalização.
Finalistas
Metais
Ibrayn Alessandro Marques Candido - instrumento Tuba, aluno da E.E Isabel F. da Silva (Vila Brasileira)
Arthur Lima Da Silva Vitor - instrumento Fone, aluno da E.E Profª Dora Peretti (Jardim Cintia)
Madeiras:
Alice Santos Procópio - instrumento Flauta Transversal, aluna da E.E Isabel F. da Silva (Vila Brasileira)
Aline Cordeiro Geraldo - instrumento Flauta Transversal, aluna da E.E Dr. Deodato Wertheimer (Vila Mogilar)
Musicalização:
Kailainy Kethelyn Quintino Nunes - instrumento Escaleta, aluna da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson da Silva)
Percussão:
Alana Lauryn Teixeira dos Santos - instrumento Quinton, aluna da E.E Profª Dora Peretti (Jardim Cintia)
Hellen Silva Lopes - instrumento Glokienspiel, aluna da E.E. Isabel Ferreira da Silva (Vila Brasileira)

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social