Alunos das escolas municipais experimentam o tradicional afogado na merenda
Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação serviu nesta quinta-feira (06/06) o tradicional afogado aos alunos das escolas municipais. Como já é de costume, a comida foi servida em para celebrar a Festa do Divino, tradição festa religiosa e cultural que acontece na cidade de Mogi das Cruzes dos dias 30 de maio a 9 de junho.
“São mais de quatro séculos de tradição do afogado na cidade, ao lado da Festa do Divino. Tem sido muito legal e gratificante manter essa cultura e servir o prato para nossas crianças, que aprendem a respeito do afogado, seus valores nutricionais e sua história aqui na região”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.
O afogado é uma mistura de carne de vaca, batata, tomate, jiló e uma boa quantidade de água, além de vários temperos que dão o sabor especial dessa receita tão popular em Mogi das Cruzes.
O prato existe na cidade desde o século XVI, quando os bandeirantes adotaram Mogi como ponto de repouso e os tropeiros passavam na região vendendo gado e mercadorias. Como eles precisavam estar bem alimentados por causa das longas viagens, a alimentação deveria ser bem forte – por isso preparavam ensopados de carne e batata. O nome “afogado” se dá porque quando a comida está pronta, a carne e a batata dão impressão de estarem afogadas.
"O afogado é um prato saboroso e muito nutritivo. A carne utilizada no preparo geralmente é paleta ou acém, uma proteína de alto valor biológico essencial na alimentação. O prato contém minerais importantes como o ferro, vitaminas do complexo B6 e B12, magnésio, cálcio e zinco. A farinha de mandioca torrada faz parte do acompanhamento do prato também", comentou a nutricionista da Secretaria de Educação, Elisângela Teixeira Ramos Santos.
Festa do Divino
A Festa do Divino de Mogi é uma das maiores e mais antigas do Brasil, com mais de 400 anos de existência. A edição de 2019 tem como tema “Divino Espírito Santo: Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão”. A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5h, e a quermesse (a partir das 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 14h, aos sábados e domingos), além das novenas e missas na Catedral de Santana, às 19h30.

Outubro Rosa: palestra a servidoras do Semae Mogi das Cruzes orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Prefeitura de Mogi amplia pontos de coleta da Campanha Outubro Rosa

Assistência Social promove neste domingo evento de combate ao trabalho infantil no Parque Centenário

Feira Noturna de Braz Cubas promove ação solidária com aula gratuita de FitDance nesta quinta-feira (23)

Escolas municipais de Mogi recebem apresentações itinerantes do Cine Ecologia até esta sexta-feira (24/10)