Área do Jardim Layr receberá plantio de 4 mil espécies nativas nesta segunda-feira, dia 11

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

08 de dezembro de 2017

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizará nesta segunda-feira (11/12), em dois horários (10h e 15h), o plantio de 4 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Jardim Layr, como parte do Programa Mogi Mais Verde. A ação contará com a participação de 400 alunos da Escola Estadual Branca Baumann e do Cempre Dra. Ruth Cardoso, que ficam próximas ao local que receberá as mudas.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que o plantio será realizado em uma área de seis hectares, perto das ruas Guarapiranga e Domingos de Souza. “Somente este ano, plantamos 10.286 novas árvores em Mogi das Cruzes e este trabalho que faremos segunda-feira no Jardim Layr dá continuidade ao nosso programa, que é permanente”, diz. Ele destaca o apoio da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio do vereador Maurinho, que mobiliou a comunidade. "O apoio do vereador foi de suma importância para que conseguíssemos organizar esta ação super importante para o bairro", destaca.

O Mogi Mais Verde prevê a criação de bosques para aumentar a densidade arbórea na cidade e a atração de fauna (em especial aves), melhorando assim a estabilidade do solo, o paisagismo, o conforto térmico e a qualidade do ar. Com esta ação, a Secretaria do Verde pretende também colaborar para prevenir invasões de áreas públicas, ocupações irregulares e descarte de entulho e lixo, envolvendo sempre a comunidade do entorno, como escolas, professores e estudantes.

O diretor de meio ambiente, André Miragaia, esteve no local do plantio e acrescenta que serão instaladas na área placas informativas com instruções sobre a importância da vegetação para o bairro e também com o telefone da Guarda Municipal (153), para que a população denuncie eventuais ações de vandalismo.

“Temos visitado os bairros e as escolas da cidade, procurando sensibilizar e envolver os professores, alunos e a comunidade em geral. No Jardim Layr, vamos reconstruir um fragmento florestal importante da Mata Atlântica, que se tornará um local de abrigo e alimentação para fauna silvestre. No futuro próximo, esse animais atuarão como dispersores de sementes e de formação de novos fragmentos florestais em outras regiões”, detalha.

Simulador de chuva e erosão

Durante o evento de segunda-feira, a Secretaria do Verde também apresentará um simulador de chuva e erosão. O equipamento de educação ambiental auxilia o público a entender a importância das áreas florestadas para a conservação, bem como a função da vegetação no controle de erosão - que pode ser causada por chuvas e tempestades. Técnicos farão a demonstração do simulador para professores e alunos. (Marco Aurélio Sobreiro)