Atendimento preferencial a pessoas idosas será averiguado em estabelecimentos comerciais da cidade
Secretaria de Assistência Social
O intuito é verificar se o atendimento preferencial à pessoa idosa está sendo devidamente cumprido

O Conselho Municipal do Idoso, com apoio do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, mais estagiários do curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Centro Universitário Braz Cubas, farão, a partir desta quinta-feira (28/11), uma ação em estabelecimentos comerciais da cidade, com o intuito de verificar se está sendo cumprido o atendimento preferencial à pessoa idosa.
Neste primeiro dia, serão visitados estabelecimentos comerciais da região central da cidade. Depois, na segunda-feira (02/12), as visitas se darão em lojas de um centro de compras. O objetivo inicial é a ação orientativa sobre a necessidade do cumprimento da medida em todos os locais. Em 30 dias, as visitas serão refeitas e, caso irregularidades sejam constatadas, serão aplicadas autuações.
O atendimento preferencial a idosos se tornou obrigatório com a criação da Lei 10.048/00, o que foi regulamentado pelo Decreto nº 5.296/04. Ambos estabelecem que idosos com 60 anos ou mais têm direito a atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, entre outros locais. Também foram estabelecidas prioridades às pessoas idosas pela Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso). O não cumprimento dos dispositivos da lei sujeita os infratores a penalidades.
A ação é uma união de esforços da rede municipal de proteção dos direitos das pessoas idosas, para reforçar a importância do cumprimento da lei e do atendimento preferencial, que é reconhecido como uma questão de cidadania e dignidade, além de garantir a agilidade do atendimento.
Formação do programa "Mogi pela Educação" encerra ciclo de estudos deste ano com gestores de escolas municipais
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira