Audiência pública para debater o Plano Municipal de Cultura será realizada na próxima quarta-feira
Secretaria de Cultura


Na próxima quarta-feira (17/07), será realizada audiência pública na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, para leitura e validação junto à sociedade civil do texto atual do Plano Municipal de Cultura. Após reuniões do programa Diálogo Aberto, do fórum virtual realizado pelo site da Secretaria de Cultura e Turismo e do ciclo de encontros descentralizados realizados entre maio e junho deste ano, foram compiladas e redigidas propostas subdivididas em nove eixos temáticos, que estão disponíveis para consulta no site da Secretaria de Cultura e Turismo.
Essas são as propostas que serão apresentadas e discutidas durante a audiência pública, com a participação do Conselho Municipal de Cultura (COMUC). Os presentes terão a oportunidade de validá-las e também de propor adequações. A partir do que for decidido na audiência, o texto passará por novas atualização e validação, até que chegue à versão final. Uma vez finalizada, a minuta voltará para o Executivo e depois será enviada à Câmara, para votação. A expectativa é que a lei do Plano Municipal de Cultura seja sancionada até o final deste ano.
Veja os 9 eixos temáticos das propostas do Plano Municipal de Cultura
O Plano Municipal de Cultura é parte integrante do “CPF da Cultura” (Conselho, Plano e Fundo), instituído pelo Sistema Nacional da Cultura (SNC). O documento deve nortear o planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos – 2020/2030.
“Planejar significa pensar lá na frente, no futuro, a partir das bases do presente e, o mais importante, planejar junto com a sociedade civil, de forma ampla e democrática. O Plano Municipal de Cultura está sendo escrito por centenas de mãos, por meio de diferentes instâncias e espaços de participação. A tarefa de acompanhar e cobrar que as metas estabelecidas no plano sejam cumpridas cabe a todos”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.
Ao longo de mais de seis anos, a Secretaria vem realizando o Programa Diálogo Aberto, que se materializou sob a forma de cerca de 250 reuniões temáticas, nas quais mais de 15 mil pessoas foram ouvidas. Entre os meses de maio e junho deste ano foram realizados sete encontros presenciais, em locais como Vila Nova União, Centro, Cezar de Souza, Jardim Piatã e Jundiapeba, com o objetivo de levar um histórico das realizações da Secretaria e provocar questionamentos que gerassem elementos para a construção do Plano Municipal de Cultura. O processo de debate com a sociedade também incluiu um fórum virtual, por meio do qual as pessoas tiveram a oportunidade de enviar propostas para o plano por meio do site da Secretaria de Cultura e Turismo.
O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica, como direito de cidadania e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Tais dimensões se desdobram em metas que dialogam com os temas propostos nos nove eixos.
O documento ficará disponível para consulta no site da Cultura até a próxima quarta-feira (17/07). A audiência pública será realizada no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. (Lívia de Sá)

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer