Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes recebe certificação de qualidade pelo segundo ano

Secretaria de Saúde

20 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes recebeu certificado de excelência “Padrão A – Categoria Ouro” pelo desempenho alcançado. O novo reconhecimento é referente ao ano de 2017 e foi feito pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS) e coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A certificação levou em consideração diversos aspectos do atendimento prestado às mães e bebês da cidade, como produção, equipe técnica, equipamentos disponíveis, espaço físico e assiduidade na inserção dos dados no sistema de monitoramento. O trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite faz parte de mais uma das ações que contribuíram para a redução da Mortalidade Infantil em Mogi das Cruzes. No ano passado, o município registrou 9,48 óbitos por mil nascidos vivos, menor registro desde o ano 2000.

Para o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, a certificação confirma a qualidade dos serviços prestados à população mogiana e reafirma a importância do equipamento, implantado em 2013 por meio de uma parceria com o Rotary Clube. “Essa nova certificação é resultado do trabalho de uma equipe altamente comprometida e empenhada no incentivo das mães ao aleitamento materno e no cuidado com a alimentação dos recém-nascidos internados na Santa Casa de Misericórdia”, avalia.

Em 2017, o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes prestou mais de 2 mil atendimentos diversos. Foram 1.067 blitz da amamentação; 345 atendimentos em grupo; 163 atendimentos individuais; e 489 coletas externas de leite materno. A unidade contou com 155 doadoras que, juntas, contribuíram para a coleta de 220 litros de leite no ano passado. No total, foram atendidos 277 bebês.

O Banco de Leite Humano oferece suporte para gestantes e puérperas por meio de um trabalho que visa incentivar a amamentação, ensinar a amamentação correta, esclarecer dúvidas e ressaltar os benefícios do aleitamento materno.

O trabalho também inclui a captação de doadoras de leite materno, ou seja, mães que produzem leite acima do consumo de seu bebê. Este leite é retirado na casa da doadora, seguindo cuidados e orientações da equipe do Banco de Leite, e utilizado para alimentar bebês prematuros internados na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.

Para manter os resultados e, principalmente, o atendimento aos prematuros, o Banco de Leite precisa de doação. A unidade funciona no Pró-Mulher (Rua Manuel de OIiveira, 30, Mogilar) e o telefone para informações é 4798-7343 4798-7344.