Campanha de prevenção e combate ao HIV acontece durante toda a semana

02 de dezembro de 2019

Desde domingo (01/12), o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) promove ações da Campanha Fique Sabendo, com oferta de exames para HIV em locais públicos, de fácil acesso à população, durante toda a semana, até sábado, dia 07 de dezembro.

A Campanha Fique Sabendo é uma mobilização que visa intensificar a realização de testes e exames para detecção do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). Também tem como o objetivo de conscientizar a população sobre a importância, tanto da realização dos exames, quanto do diagnóstico precoce deste agravo.

Em 2019, a Campanha será acontece entre os dias 1º e 7 de dezembro. A Unidade móvel Itinerante do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis percorre diversos locais com a presença de médicos e enfermeiros preparados para o atendimento. Neste domingo (01/12), o grupo levou o serviço para o Largo da Feira de Jundiapeba.

A gerente da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde – UAPS, Daniela Alves Marins, explica a importância das pessoas sexualmente ativas buscarem os exames preventivos. “Em Mogi das Cruzes, nos últimos três anos, temos uma média de 80 novos casos por ano. Então, fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para saúde”, afirmou. Daniela ainda explica que, se caso a pessoa tenha HIV, ela será encaminhada para o serviço de saúde que rapidamente inicia o tratamento.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, incentiva a população a fazer os exames preventivos. “Quanto mais cedo o homem ou a mulher descobrir que tem o HIV, maior a possibilidade de sucesso no tratamento. Além disso, caso a pessoa tenha o vírus e não saiba, ela pode transmitir para outra pessoa”, explicou.

A Aids é causada pelo HIV, vírus que ataca as defesas do organismo e aumenta a chance de aparecimento de doenças oportunistas. A Aids não tem cura, mas tem tratamento, que deve ser iniciado assim que a pessoa fica sabendo que está infectada. O portador do HIV precisa tomar medicamentos a vida toda, seguir o tratamento corretamente para impedir a transmissão do vírus e tomar alguns cuidados que garantem o controle da doença. O tratamento é gratuito e melhora a qualidade de vida de quem tem HIV.

• Domingo, dia 01/12, das 9h às 14h: Feira de Jundiapeba
  • Segunda, dia 02/12, das 9h às 12h: Pátio da Prefeitura