Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira, dia 7

Secretaria de Saúde

04 de outubro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
Devem ser imunizadas contra o sarampo todas as crianças ainda NÃO vacinadas, de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (foto: Arquivo/PMMC)

Mogi das Cruzes inicia nesta segunda-feira (07/10) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Até o dia 25 de outubro, devem ser imunizadas todas as crianças ainda NÃO vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O dia “D” de mobilização nacional será no dia 19 de outubro (sábado), das 8 às 12 horas, em todas as unidades do Programa Saúde da Família e nos Pronto Atendimentos do Jardim Universo e de Jundiapeba.

A priorização deste grupo se deve à alta incidência da doença nesta faixa etária e aos diversos casos já registrados em 2019 em todo o país. Os menores de cinco anos apresentam maior risco de desenvolver complicações como diarreias graves, infecções de ouvido, pneumonias e até óbitos pelo sarampo. Em Mogi das Cruzes, dos 44 casos já confirmados neste ano, 14 são menores de cinco anos. Não há registro de óbitos.

“Orientamos que todos os pais ou responsáveis levem suas crianças nesta faixa etária para verificação da caderneta de vacinação nas unidades de Saúde. Mesmo quem acredita estar com a carteirinha em dia, deve submeter o documento a uma avaliação profissional para garantir a proteção nos casos necessários”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes.

A segunda etapa da vacinação ocorrerá de 18 a 30 de novembro, quando serão imunizados adultos jovens (20 a 29 anos de idade) ainda NÃO vacinados. Nesta etapa, o dia “D” de mobilização será em 30 de novembro. Para os demais grupos e faixas etárias, vale a mesma orientação: procurar uma unidade de saúde em caso de dúvida sobre a vacina.

A vacina aplicada é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre seis meses e 29 anos devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada. A vacinação contra o sarampo pode ser realizada em qualquer Posto de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Informações pelo telefone 4798-6768.