Campanha marca Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil na cidade

Secretaria de Assistência Social

12 de junho de 2019
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, movimentou a região central nesta quarta-feira (12/06), Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil, com a abertura da campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. O evento começou com uma caminhada pela rua Dr. Paulo Frontin em direção ao Largo do Rosário, onde foram realizadas apresentações culturais e disponibilizados diversos serviços. Outras atividades estão programadas até o final do mês.

O evento foi realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento e Educação e com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Além das apresentações de música e dança promovidas por entidades sociais e escolas parceiras, a ação contou com a Unidade Móvel do Programa Municipal de ISTs/Aids, Programas "Time do Emprego" e "Jovem Cidadão", emissão da primeira via da Carteira de Trabalho e cadastro no Programa Jovem Aprendiz pelo CIEE.

A campanha pretende marcar uma ampla mobilização social e de conscientização sobre o tema. “Nosso objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e sobre a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento”, explica a coordenadora do PETI, Célia Tolentino.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2016/IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando na agricultura, pecuária, comércio, domicílios, nas ruas, construção civil, entre outras situações.

Em Mogi das Cruzes, atualmente são atendidas cerca de 2,5 mil crianças de seis a 18 anos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos espalhados pelo município. “Essas instituições possibilitam um espaço de fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de riscos, como é o caso do trabalho infantil”, explica Célia.

Além dessas instituições, a Secretaria de Assistência Social realiza abordagens sociais em vias e locais públicos para identificar crianças e adolescentes em trabalho infantil e realizar os encaminhamentos para os serviços da Rede de Proteção, conforme as necessidades.

Programação

Outras atividades estão programadas até o final de junho. No dia 17, a partir das 9 horas, a Associação Madre Esperança de Jesus, no Jardim Piatã, promove uma roda de conversa com adultos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras – Centro de Referência da Assistência Social Centro.

No dia 19 de junho, também a partir das 9 horas, o Centro Comunitário Madre Esperança, na Vila Brasileira, realiza uma caminhada pelo bairro seguida de gincanas e apresentações culturais. No dia 26, o Instituto Maria Mãe do Divino Amor, no Botujuru, promove, a partir das 14 horas, uma oficina com o tema “Melhor a criança trabalhar que ficar na rua”. O encontro envolve membros do Cras Cezar de Souza e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos.

O encerramento das atividades alusivas ao Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil está marcado para o dia 28 de junho, a partir das 8 horas, no Theatro Vasques. O encontro contará com a presença de Anna Luiza Calixto, que abordará o tema "A importância do combate ao trabalho infantil através da participação sócio-política de crianças e adolescentes". Anna Calixto é escritora e militante pelos direitos da criança e do adolescente, palestrante e ativista pelo Partner of America e membro co-fundadora do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo, entre outras especializações.

O evento é livre, mas voltado preferencialmente para profissionais da rede de proteção da infância e adolescência do município. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/6W1sQ8FMPyB9QAGQ9