Campanha marca Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil na cidade
Secretaria de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, movimentou a região central nesta quarta-feira (12/06), Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil, com a abertura da campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. O evento começou com uma caminhada pela rua Dr. Paulo Frontin em direção ao Largo do Rosário, onde foram realizadas apresentações culturais e disponibilizados diversos serviços. Outras atividades estão programadas até o final do mês.
O evento foi realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento e Educação e com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Além das apresentações de música e dança promovidas por entidades sociais e escolas parceiras, a ação contou com a Unidade Móvel do Programa Municipal de ISTs/Aids, Programas "Time do Emprego" e "Jovem Cidadão", emissão da primeira via da Carteira de Trabalho e cadastro no Programa Jovem Aprendiz pelo CIEE.
A campanha pretende marcar uma ampla mobilização social e de conscientização sobre o tema. “Nosso objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e sobre a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento”, explica a coordenadora do PETI, Célia Tolentino.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2016/IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando na agricultura, pecuária, comércio, domicílios, nas ruas, construção civil, entre outras situações.
Em Mogi das Cruzes, atualmente são atendidas cerca de 2,5 mil crianças de seis a 18 anos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos espalhados pelo município. “Essas instituições possibilitam um espaço de fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de riscos, como é o caso do trabalho infantil”, explica Célia.
Além dessas instituições, a Secretaria de Assistência Social realiza abordagens sociais em vias e locais públicos para identificar crianças e adolescentes em trabalho infantil e realizar os encaminhamentos para os serviços da Rede de Proteção, conforme as necessidades.
Programação
Outras atividades estão programadas até o final de junho. No dia 17, a partir das 9 horas, a Associação Madre Esperança de Jesus, no Jardim Piatã, promove uma roda de conversa com adultos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras – Centro de Referência da Assistência Social Centro.
No dia 19 de junho, também a partir das 9 horas, o Centro Comunitário Madre Esperança, na Vila Brasileira, realiza uma caminhada pelo bairro seguida de gincanas e apresentações culturais. No dia 26, o Instituto Maria Mãe do Divino Amor, no Botujuru, promove, a partir das 14 horas, uma oficina com o tema “Melhor a criança trabalhar que ficar na rua”. O encontro envolve membros do Cras Cezar de Souza e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos.
O encerramento das atividades alusivas ao Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil está marcado para o dia 28 de junho, a partir das 8 horas, no Theatro Vasques. O encontro contará com a presença de Anna Luiza Calixto, que abordará o tema "A importância do combate ao trabalho infantil através da participação sócio-política de crianças e adolescentes". Anna Calixto é escritora e militante pelos direitos da criança e do adolescente, palestrante e ativista pelo Partner of America e membro co-fundadora do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo, entre outras especializações.
O evento é livre, mas voltado preferencialmente para profissionais da rede de proteção da infância e adolescência do município. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/6W1sQ8FMPyB9QAGQ9

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo