Campanha Mogi + Rosa realiza 1,5 mil mamografias e 2,5 mil coletas de Papanicolau em outubro

07 de novembro de 2017

A Campanha Mogi + Rosa, promovida numa parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.589 mamografias e 2.549 coletas de Papanicolau entre os dias 2 e 31 de outubro. Durante todo o mês, a divulgação dos sinais e sintomas e da importância de realizar exames preventivos do câncer de mama e câncer do colo do útero foi realizada nas unidades de saúde e em ações pontuais de conscientização.

Das 1.589 mamografias realizadas durante a campanha, 192 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhadas para consultas com médico mastologista para avaliação mais detalhada. Deste total, foram realizadas 26 biópsias e pulsões e 12 exames foram altamente sugestivos para o câncer de mama.

“Todos os casos estão sendo acompanhados e as pacientes contatadas para ampliarmos a investigação e realizarmos os encaminhamentos conforme a necessidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. Também foram realizados 460 exames de ultrassonografia das mamas.

Durante a Campanha, também foram realizadas 2.549 coletas de material para Papanicolau, exame que pode detectar o câncer no colo do útero. Deste total até o momento, 129 amostras apresentaram algum tipo de alteração e as pacientes estão sendo agendadas para consulta com médicos ginecologistas.

Neste ano, a Campanha Mogi + Rosa promoveu uma série de ações realizadas ao longo do mês de outubro, aliando informação e facilidade de acesso aos serviços para as mulheres.

Durante todo o mês de outubro, as unidades receberam mulheres para a realização de coleta de Papanicolaou sem necessidade de agendamento e encaminhamento para exames de mamografia, conforme protocolo (o exame anual é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, desde que não tenham sintomas, nem casos na família).

Outras ações foram o incentivo à vacinação contra o vírus HPV para adolescentes de 9 a 14 anos, que continua disponível em todas as unidades de saúde, e as salas de espera com rodas de conversa sobre câncer de colo de útero e câncer de mama. Outro tema abordado foi a amamentação, onde a equipe do Banco de Leite ressaltou os benefícios garantidos ao bebê e sua contribuição para a prevenção do câncer de mama.