Campo do estádio Nogueirão recebe grama especial para o inverno

Secretaria de Esportes e Lazer

12 de julho de 2018

O estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, está recebendo uma manutenção especial em seu gramado, com a implantação da chamada grama de inverno, que apresenta melhores condições com os dias frios. O trabalho está sendo desenvolvido aproveitando a queda da temperatura durante os últimos dias e uma pausa na programação de jogos do local.

“A manutenção e o acompanhamento constante das condições do campo são importantes para que possamos manter a qualidade do gramado do Nogueirão, que vem se destacando como um dos melhores do estado de São Paulo, recebendo elogios em competições importantes, como a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Martins Guimarães, lembrando que esta manutenção especial está dentro do contrato existe e não traz nenhum custo adicional à cidade.

No campo do Nogueirão estão sendo utilizadas sementes Ryegrass Perenne, desenvolvidas pela empresa americana Pure Seed e importadas pela Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela manutenção do gramado do estádio mogiano. Durante o inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país, as gramas tradicionais acabam sentindo os impactos do frio e reduzem o desempenho do campo. As sementes de inverno, que são desenvolvidas especialmente para o clima brasileiro, são aplicadas por cima dessa grama existente, utilizando a técnica chamada overseeding.

“Durante as baixas temperaturas, as gramas tradicionais entram em estado de dormência e têm seu crescimento paralisado. Com o overseeding, as sementes de inverno se desenvolvem rapidamente e fazem com que o gramado se mantenha saudável e com qualidade, mesmo nos dias mais frios”, explicou o diretor técnico da empresa, Miguel Campanelli.

No Brasil, estas sementes já foram utilizadas por vários clubes, como o Corinthians, São Paulo, Atlético-PR, Internacional, Chapecoense, Criciúma, Coritiba e Grêmio, além de estádios como as Arenas Fonte Nova, em Salvador, e Pernambuco, em Recife.

Durante esta semana, estão sendo feitos vários procedimentos no campo do estádio, como descompactação, corte vertical e limpeza. Estas intervenções são importantes para que as sementes encontrem um ambiente favorável para sua germinação. Além disso, também será realizado o corte helicoidal, a aplicação de insumos e a irrigação.