Canteiro central da rua Olegário Paiva é aberto para mudanças de trânsito no Shangai
Secretaria de Mobilidade e Trânsito




A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, na manhã desta segunda-feira (28/01), a abertura do canteiro central da rua Olegário Paiva, na altura da rua Navajas, no Shangai. O serviço faz parte da preparação para mudanças no trânsito na região que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Transportes buscando mais fluidez e segurança para pedestres e veículos.
Com a abertura do canteiro central, o local ganhará um semáforo, permitindo a utilização pelo motorista que está no Centro e deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a rua Professor Álvaro Pavan. Como parte das mudanças, as ruas Navajas e Major Pinheiro Franco terão as mãos de direção invertidas. O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira também receberá semáforo.
A previsão da Secretaria Municipal de Transportes é que as alterações comecem a valer dentro da primeira quinzena de fevereiro. Antes disso, a pasta fará a colocação de faixas informativas sobre as mudanças, além da distribuição de material informativo.
“Foi feito um estudo neste local e verificou-se que por este local passam 54,9 mil veículos por dia. É um número muito expressivo e, nos horários de pico, o retorno atualmente existente complica a fluidez. As simulações mostram que a medida deverá representar um ganho significativo para o trânsito”, disse o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que acompanhou os trabalhos nesta segunda-feira.
O secretário lembrou ainda que as árvores existentes no canteiro central permanecerão no local. Um técnico da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente também acompanhou os trabalhos para que as raízes não fossem prejudicadas.
As alterações no trânsito também deverão melhorar a segurança para os pedestres que desejam atravessar a rua Olegário Paiva próximo à passagem subterrânea. “O semáforo também oferece esta proteção para a travessia” pontuou José Luiz.
Braz Cubas
Outro local que deverá receber alterações neste início de ano é o encontro das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, no distrito de Braz Cubas. No local, serão instalados semáforos e a conversão à esquerda dos motoristas que estão no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e desejam acessar a avenida Júlio Simões será impedida.
“Pelas simulações realizadas, são mais de 229 mil veículos que transitam por esta região todos os dias e existem muitos pontos de conflito entre os veículos que querem acessar ou deixar a avenida Júlio Simões com os que querem seguir na avenida Francisco Ferreira Lopes. Com o fechamento da conversão e os semáforos, o trânsito será reorganizado”, detalhou o secretário.
A opção para os motoristas será fazer o contorno utilizando a rua Gaspar Vaz ou a avenida Alexandrina de Paula e, na sequência, a rua Ramez Rachid Sleiman e a avenida Saraiva, acessando o outro sentido da Francisco Ferreira Lopes, que, nesta pista, terá a conversão à direita livre para acesso à avenida Júlio Simões. (Luiz Maritan)
Formação do programa "Mogi pela Educação" encerra ciclo de estudos deste ano com gestores de escolas municipais
Mogi das Cruzes recebe jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior a partir do dia 4 de janeiro
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais