CEU das Artes ganha Academia da Terceira Idade e Internet pública
Gabinete









O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Mogi, Karin Melo, participaram, na manhã desta quinta-feira (19/09), de uma cerimônia no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU das Artes), na Vila Nova União, em que duas benfeitorias foram entregues: uma Academia da Terceira Idade (ATI) e Internet wi-fi. Na mesma solenidade, tomaram posse os novos membros do conselho gestor que administra o espaço, em parceria com o Instituto Sementinha.
A ATI inaugurada no CEU das Artes é a 85ª na cidade e a sexta entregue somente neste ano. Em todas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer disponibiliza aulas gratuitas para a população. Além dessa, a Prefeitura já entregou em 2019 ATIs no Mogilar, em Jundiapbea, no Jardim Aracy e no Jardim Camila.
Já o wi-fi faz parte do projeto Praças Digitais, por meio do qual usuários de dispositivos móveis passam a ter pontos de acesso gratuito à internet, mediante um cadastro, que é feito em poucos minutos. A internet era um pedido antigo da equipe do CEU das Artes e, de acordo com a coordenadora do espaço, Patrícia Lusvarghi, desde que o benefício foi implantado, já foi possível observar um aumento na frequência de pessoas no local.
O conselho gestor, por sua vez, é um órgão tripartite, composto por representantes do poder público, sociedade civil organizada e comunidade local. O conselho divide a gestão do espaço com o Instituto Sementinha e é responsável pela escolha das oficinas, atrações e modalidades esportivas oferecidas no espaço. Hoje, foram empossados 28 membros, que responderão pelo conselho até o ano de 2021.
“O CEU das Artes é um exemplo a ser seguido e a nossa vontade é levar esse conceito para outros bairros da cidade. A Secretaria de Cultura já tem projetos de outros CEUs pela cidade, mas precisamos buscar recursos junto aos governos federal ou estadual. Esse espaço é a prova de que as coisas só dão certo quando existe diálogo entre poder público e comunidade local”, destacou o prefeito.
A presidente do Fundo Social, Karin Melo, também falou sobre o sucesso do projeto do CEU e lembrou de ações que o Fundo Social já pôde levar ao espaço, como oficinas pedagógicas. “Desde a primeira vez que pisei aqui no CEU, foi amor à primeira vista, portanto é com muito carinho que volto aqui nesse espaço. Caminhando juntos conseguimos atingir nossos objetivos, portanto continuem contando conosco”, pontuou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, lembrou que o grupo gestor é a “alma” do CEU das Artes e que, desde a inauguração, quatro anos atrás, muito se aprendeu sobre como gerir um equipamento como esse. “Um espaço como esse só sobrevive porque a comunidade está aqui dentro, ocupando, cuidando e fiscalizando. Quando existe senso de pertencimento, não há degradação. Quero dar as boas vindas ao grupo que assume agora o conselho gestor e pedir para que vocês pesquisem o que o grupo anterior a você fez, pois foi uma gestão muito produtiva”, frisou.
A cerimônia contou ainda com apresentações de alunos das oficinas artísticas oferecidas no CEU das Artes. Também marcaram presença no evento o vice-prefeito, Juliano Abe, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, a vice-presidente do Instituto Sementinha, Marlene Maldonado, os vereadores Marcos Furlan e Edson Santos, além de outros secretários municipais, toda a equipe pedagógica do CEU, bem como moradores e lideranças da Vila Nova União.
Sobre o CEU das Artes
O CEU das Artes foi construído com o objetivo de integrar em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.
O equipamento tem 3 mil metros quadrados de área, distribuídos em salas multiuso, biblioteca, telecentro, auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
O CEU atende em média 600 pessoas por dia e 8 mil por mês. A princípio, tinha atuação mais local, destinado a moradores da Vila Nova União, porém depois passou a atender pessoas de todas as partes da cidade. (Lívia de Sá)
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão