Distrito de Taiaçupeba comemora 154 anos neste final de semana

07 de junho de 2018

Taiaçupeba comemora neste final de semana seus 154 anos de fundação. O distrito, cujo aniversário oficial é em 6 de junho, vai celebrar a data com uma quermesse na Praça Cipriano Branco da Silva e com o tradicional desfile cívico-militar na rua Seis de Junho, que é sempre realizado após a celebração de santa missa na Matriz de Santa Cruz.

A quermesse será aberta às 17 horas do sábado (09/06) e trará comidas típicas da região, bem como show com Naldha Brito e a dupla Vitor Viola e Vinícius. Já no domingo (10/06), a programação começa às 8h, com a celebração religiosa e continua às 9h, com o hasteamento dos pavilhões e o desfile, que contará com a participação da Sinfoniquinha da Escola Municipal Cecília de Sousa Lima Vianna e da fanfarra da Escola Estadual Benedito de Sousa Lima. Ainda no domingo, a quermesse será aberta a partir das 10 horas. Já as apresentações musicais ficarão por conta da dupla Luis Claudio e Rodrigo.

O distrito acaba de ser palco para a segunda reunião do programa “A Cidade é Aqui”, que contou com a presença do prefeito, Marcus Melo e culminou com o anúncio de importantes novidades para Taiaçupeba: o local receberá uma unidade do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde e reforço na equipe médica que atua na unidade de saúde do distrito, com a contratação de mais uma médica.

O novo PACS contará com um enfermeiro e 6 agentes comunitários, que levarão as informações coletadas nas visitas casa a casa para nortear as ações necessárias para cada caso. Dependendo da necessidade, os pacientes são encaminhados à Unidade Básica de Saúde, que conta com atendimento de clínica geral, pediatria e ginecologia.

Taiaçupeba também será beneficiada por um financiamento com o Banco do Brasil no valor de R$ 15 milhões, que será utilizado para a compra de máquinas e equipamentos de recuperação e manutenção das vias e acessos do local.

Além disso, há outras ações em execução que beneficiam o distrito, como os trabalhos de manutenção nas estradas vicinais que cortam Taiaçupeba e o projeto de esgotamento sanitário em bairros isolados, que está em fase inicial de elaboração.

Ainda na área de saneamento, o Bairro dos Pintos recebeu melhorias no sistema de abastecimento de água, com uma obra que contemplou a construção de cerca de 1.200 metros de rede, mais substituição de um trecho de 400 metros na rua Tupi, juntamente ao remanejamento de aproximadamente um quilômetro nas ruas Cruzeiro do Sul e Seis de Junho, eliminando vazamentos.

Outro trabalho que beneficia Taiaçupeba é a fiscalização contra loteamentos irregulares, serviço este feito de forma ininterrupta, com apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Cetesb e outros órgãos. Além de não atenderem à legislação, esses loteamentos causam danos ao meio ambiente, razão pela qual devem ser combatidos.

O distrito conta ainda com a presença do Petmóvel, da Secretaria de Saúde, que faz gratuitamente a castração de cães e gatos e também foi contemplada, desde março de 2017, com uma feira livre na rua Seis de Junho. (Lívia de Sá)