EM Adolfo Martini é a campeã geral da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

27 de outubro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O clima de festa marcou o encerramento da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, realizado na noite desta quinta-feira (26/10), no Auditório do Cemforpe. A Escola Municipal Prof. Adolfo Martini, na Vila Industrial, foi a campeã geral da competição, que reuniu 3 mil alunos de 33 escolas municipais entre os meses de abril e outubro.

Pais, alunos e educadores das escolas acompanharam o evento de encerramento, que participantes lotaram o auditório. “Este é um momento de confraternização desse projeto tão lindo que nasceu de algumas aspirações, estudos e muito esforço de uma equipe muito engajada que fez tudo ser possível. Agradeço a todo time do Departamento Pedagógico e a cada um, professores, gestores, pais, alunos e demais servidores, que participaram deste primeiro movimento de vivências tão ricas para nossas crianças e jovens”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.

A parte musical da solenidade foi feita pela Banda Sinfônica da EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, sob regência do maestro Ewerton Ravelli. O grupo fez a trilha sonora das apresentações, premiações e selos de participação. A primeira apresentação foi da ginasta Lívia Santos Cardoso, medalhista de grandes competições e atleta de alto de rendimento de Mogi das Cruzes. O time de referência da modalidade breaking, Mogi City Breaking encantou o público ao som da banda.

O evento também contou com uma homenagem aos parceiros dos dias de competição. Organizada pelo Departamento Pedagógico da Pasta, a 1ª Olimpíada e Paralimpíada contou com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e a Divisão de Transporte Escolar do Departamento de Gestão de Operações e o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde. A arbitragem foi da JR Multiservice. 

Rogerinho R9, referência no futebol de amputados e atleta do Corinthians/Mogi, Gabriel Souza, atleta do futsal do Inter Mogi e Diego Calixto, analista de desempenho do Inter Mogi acompanharam as entregas dos selos de participação e as premiações. “Quero agradecer à Secretaria de Educação pelo convite para participar desse grande evento para a cidade. Acho que é muito importante incentivar o esporte para as crianças e a sacada mais importante foi a das paralimpíadas. Fico muito feliz em ver muitas crianças sendo incluídas na sociedade através do esporte, que a gente tenha mais pessoas incluídas pelo esporte e a educação”, disse Rogerinho.

Foram premiados os destaques nos esportes coletivos. Isabella Ferreira da Silva, aluna da EM Des. Armindo Freire Mármora foi a goleira menos vazada no futsal. “Foi meu primeiro campeonato e fico muito feliz por isso. Foi a melhor coisa para mim nesse ano”, disse. Ela e os outros destaques da modalidade receberam um convite para participar das categorias de base da cidade feito pela coordenadora de futsal feminino da Secretaria de Esporte e Lazer, Milena Lopes, que esteve acompanhada pela atleta da categoria, artilheira do campeonato estadual e professora, Cibele Cristina.

O momento mais aguardado foi a revelação dos primeiros cinco lugares da classificação geral com o emocionante anúncio da vitória da EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), campeã geral da competição. “Esse evento é maravilhoso, vocês não sabem o bem que isso faz para as nossas crianças. Toda escola se envolveu: nossa equipe maravilhosa, nossas crianças e os pais. Estamos muito felizes. A vitória deles é a nossa vitória”, disse a diretora da escola, Rosangela Aparecida da Silva.

A vice-campeã foi a EM Des. Armindo Freire Mármora (Vila Nova Aparecida). O terceiro lugar ficou com a EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico) e o quarto com a EM Prof. Jacks Grinberg (Vila Cintra).  O quinto lugar foi dividido pelas escolas municipais Profª Cenira Araújo Pereira (Chácara Guanabara) e Profª Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson).

A presença da EM Jacks Grinberg entre os primeiros lugares é resultado da chegada dos professores especialistas nas escolas de período parcial, iniciativa realizada desde o início deste ano na rede municipal.  “Acho superimportante fomentar o esporte desde pequeno. Ter um professor específico de educação física na escola para eles, faz toda a diferença”, disse Michelle Simões, mãe da aluna Maria Luiza Simões. A professora da unidade, Ana Maria Pinheiro Melo, que deve se aposentar no próximo ano foi homenageada e levou a tocha olímpica pelo auditório.

As técnicas pedagógicas de Educação Física do Departamento Pedagógico, idealizadoras e organizadoras da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes também foram homenageadas. "Foi a concretização de um sonho. Ter um público sendo a maioria estudantes da rede municipal, nos emocionou. Uma alegria contagiante. Ali vimos a materialização de um trabalho coletivo, quando pessoas trabalham juntas com um único objetivo: servir nossas crianças!", disseram.

Onze escolas receberam o selo de participação na competição: a Emesp Profª Jovita Franco Arouche (Vila Lavínia). Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira (Oropó), Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Jundiapeba), Cempre Dra. Ruth Cardoso (Jardim Layr), Cempre Prof. Sérgio Moretti (Jundiapeba), EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira (Vila Brasileira), Prof. Hélio dos Santos Neves (Novo Horizonte), Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapety), EM Profª Marlene Muniz Schimidt (Vila Moraes), Profª Noemia Real Fidalgo (Jardim Maricá) e Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida).