Entrega do medicamento Ranitidina está suspensa por determinação da Anvisa

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

04 de março de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro de Distribuição de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde informa que continua suspensa a distribuição do medicamento Ranitidina, comprimido e ampola, em função da Resolução RE nº 190 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada em 23 de janeiro de 2020.

A medida determinou a interdição cautelar dos lotes de Ranitidina 150 mg cp fabricados a partir de 23/01/2018 pela indústria Medquimica Farmacêutica Ltda e Ranitidina 25mg/ml ampola fabricados a partir de 21/01/2018 pela indústria Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense.

O recolhimento é realizado devido à possível contaminação com uma impureza de nitrosanima chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA). A NDMA identificada é classificada como possível substância causadora de câncer em humanos, como informou o comunicado oficial divulgado na ocasião.

A Ranitidina, também conhecida por Cloridrato de Ranitidina, é indicada para o tratamento de úlcera no estômago ou no duodeno, e para o tratamento de problemas relacionados com refluxo de ácido do estômago para o esôfago, excesso de ácido no estômago indigestão ou azia. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, os pacientes precisam buscar orientações com o médico.