Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista de Mogi das Cruzes será entregue neste sábado (27/04)

Secretaria de Educação

O equipamento representa um passo significativo não apenas para o município, mas também para toda a região do Alto Tietê e o Brasil

Neste sábado, às 10h, a Prefeitura de Mogi das Cruzes celebrará um marco importante no atendimento a autistas da cidade com a inauguração da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, localizada no Jardim Rodeio, entre a AACD e a UPA. Essa iniciativa representa um passo significativo não apenas para o município, mas também para toda a região do Alto Tietê e o Brasil.

"Estamos dedicados a oferecer o melhor suporte possível para as famílias e os alunos com TEA, e é com imensa satisfação que vamos entregar um equipamento de referência para nossa cidade e o Brasil. A inauguração da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista representa um passo fundamental rumo à inclusão e ao acolhimento de nossos cidadãos autistas", comemorou o prefeito Caio Cunha.

Com o objetivo de suprir uma demanda crescente e oferecer atendimento especializado, a Escola Clínica é a sexta do Brasil focada no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a maior do país. Com previsão de mais de 1,3 mil atendimentos por mês, a unidade vai atender crianças, jovens e adultos com TEA em Mogi das Cruzes. O equipamento será administrado pela Secretaria de Educação com uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

"A Escola Clínica é fruto de um trabalho dedicado e colaborativo de toda a equipe, que se empenhou para oferecer um ambiente acolhedor e especializado para nossas crianças", declarou a secretária de Educação, Marilu Beranger. "Estamos orgulhosos do papel que desempenhamos nessa jornada e ansiosos para continuar promovendo uma educação inclusiva e acessível", concluiu.

A unidade será destinada às pessoas com TEA residentes em Mogi das Cruzes, com prioridade às matriculadas nas Escolas Municipais e nas Creches Subvencionadas nos níveis da Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II e/ou acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). Todos os atendidos passarão por uma triagem.

O prédio da Escola Clínica foi projetado para oferecer um ambiente acolhedor e funcional, com instalações modernas e adaptadas às necessidades dos alunos com TEA. Ele abriga duas salas destinadas à Terapia Ocupacional, duas para Fisioterapia, quatro para Psicologia, sete para Fonoaudiologia, três para recursos/supervisão, cinco consultórios médicos (neurologista e psiquiatra), uma sala destinada à enfermagem, uma reservada para reuniões voltadas ao treinamento parental, um espaço dedicado aos pais, outro para vivências, uma sala multidisciplinar, duas para a equipe diretiva e mais duas exclusivas para a educação especial personalizada.

A sala multidisciplinar, aliás, é um dos serviços de destaque da Escola Clínica. Esse espaço interativo é equipado com tecnologia de ponta, projetado para aprimorar os tratamentos destinados a pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem. Os recursos tecnológicos oferecem respostas personalizadas e simultâneas às necessidades dos profissionais, tornando o ambiente altamente adaptável e eficaz.

A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista presta homenagem à professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, que contribuiu para a educação especial e inclusiva em Mogi das Cruzes ao longo de 20 anos de dedicação na rede municipal de ensino. Falecida em 25 de novembro de 2021, Neuraide foi professora, atuou como diretora da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) e supervisionou escolas e creches.