Escolas municipais de Jundiapeba participam de projeto sobre a cultura da África Ocidental
Secretaria de Educação
As atividades começaram no último dia 2 e nesta quarta-feira, dia 16, a oficina será na EM Prof. Mario Portes.




As escolas municipais Ver. Astréa Barral Nébias e Prof. Mário Portes, em Jundiapeba, estão participando do projeto "Raízes d’Oeste: África Ocidental na Escola", que promove uma imersão nas tradições musicais da África Ocidental. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Fomento à Arte e à Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes (Projeto aprovado n° 2023.013.15), com o apoio da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As atividades começaram no último dia 2 e nesta quarta-feira, dia 16, a oficina será na EM Prof. Mario Portes.
As oficinas culturais são conduzidas pelo músico senegalês Saliou Seck, que compartilha sua vasta experiência como educador e griô, que se baseia na transmissão oral das culturas do oeste africano, além de proporcionar uma imersão prática em instrumentos e ritmos dessa região. As oficinas começaram no último dia 2 e seguem até novembro. Os alunos da EM Mário Portes participarão nos dias 16 e 23 de outubro, e os da EM Astréa Barral Nébias nos dias 21 de outubro e 4 de novembro.
Com foco nas turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, a ação busca despertar o interesse pela cultura africana, ampliando o repertório cultural das crianças e enriquecendo o ambiente escolar. “Acreditamos que iniciativas como essas são fundamentais para que nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer e se conectar com outras culturas, como a rica cultura africana", destacou a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Os primeiros encontros foram marcados por rodas de conversas sobre as culturas africanas, demonstrações de ritmos tradicionais e instrumentos da África Ocidental, além de vivências práticas de ritmo e movimento. As oficinas permitem que os estudantes se conectem com os ritmos, instrumentos e práticas culturais tradicionais mandeng e wolof, valorizando a ancestralidade e incentivando a expressão artística.
Durante as ações, os alunos demonstraram bastante curiosidade, principalmente os do 5º ano, que por já terem estudado sobre a figura dos griôs, puderam interagir diretamente com o músico senegalês. "Esta é uma oportunidade única para nossas crianças. Trazer essa cultura para dentro das escolas é de uma riqueza extrema", afirmou Miriam Passine, vice-diretora da EM Prof. Mário Portes.
O projeto promove a diversidade e estimula o reconhecimento das tradições africanas e sua influência na cultura brasileira. Geraldo Monteiro Neto, técnico de Arte do Departamento Pedagógico, que acompanha o projeto, destaca a importância do projeto para a aprendizagem dos alunos. "As crianças estão tendo contato direto com um autêntico griô africano, valorizando a cultura musical do Senegal e a herança africana presente na cultura e música brasileiras", disse.

Manutenção em rede da Sabesp sofre atraso e retorno do abastecimento de água em Braz Cubas deve ocorrer nas próximas 24 horas

Vigilância Sanitária recolhe 17 quilos de medicamentos descartados irregularmente em Jundiapeba

Prefeita Mara Bertaiolli inicia obras de reforma e ampliação de creche em Biritiba Ussu

Futsal entra nas quartas de final na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Prefeitura de Mogi promove Mutirão de Empregos com 275 vagas exclusivas para mulheres