Escolas municipais receberam 1,2 mil novos equipamentos de informática nesta quinta-feira

12 de abril de 2018

O prefeito Marcus Melo entregou na tarde desta quinta-feira (12/04), no auditório do Cemforpe, 1,2 mil equipamentos de informática, entre tablets e chromebooks, além de armários, que possibilitarão o uso dos equipamentos em diferentes espaços das escolas. Com os novos equipamentos, 100% dos alunos das escolas municipais passaram a ter atividades de informática em sala de aula, por meio do programa Educa + Mogi Tecnologia, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação.

“Nossos alunos são da geração da tecnologia. A educação em Mogi é diferenciada e continuamos avançando. Hoje 100% das escolas municipais estão equipadas. Só é possível transformar um País através da Educação. Estamos investindo no futuro das nossas crianças”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. Foram investidos R$ 1.273.185,00.

Os tablets e chromebooks atenderam 41 escolas e 5.804 alunos, complementando o trabalho realizado nas unidades que já tinham salas de informática. “Temos unidades escolas, que ainda não tinham salas de informática e agora terão seus próprios equipamentos, que darão mobilidade aos professores, que poderão utilizá-los em diferentes espaços da escola”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Aluna da Escola Municipal João Cardoso Pereira, em Sabaúna, Ana Lyvia Campos Cardoso de Aguiar, de 6 anos, estava empolgada com a novidade. “Eu já usei algumas vezes em casa e vai se bom ter na escola”, disse. O Cempre Benedito Ferreira Lopes, que atende alunos do 6º ao 9º ano, também recebeu os equipamentos. “Achei que foi um grande avanço tecnológico para nossa escola, foi empurrão para aprendermos mais”, disse o aluno da escola, Richard Guilherme de Araujo Lima.

O evento contou com a palestra de Alexandre Campos, diretor da Google for Education no Brasil, que falou sobre os sistemas oferecidos pela empresa. “Mogi das Cruzes tem todas as condições para desenvolver novos trabalhos de tecnologia na escola pública. Voltarei a cidade no final do ano para conhecer os trabalhos inovadores realizados com estes equipamentos”, disse.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou que a aquisição dos novos equipamentos oferece a igualdade de oportunidades para os alunos. “Estes 1,2 mil equipamentos vão trazer a igualdade necessária para que as nossas crianças possam disputar as provas da vida. É a consolidação de um trabalho que começou há 15 anos”, disse. A rede municipal de ensino conta ainda com o projeto de Robótica Educacional e as oficinas de informática do Programa Escola de Tempo Integral.

A Câmara Municipal foi representada pelo vereador José Antonio Cuco Pereira. “É papel da escola oferecer meios indispensáveis para que as crianças possam cada vez mais ter conhecimento. Temos que nos adaptar a era tecnológica, que já é uma realidade para nossas crianças”, observou. O evento contou com a presença do Cleber Callegari, diretor comercial do Grupo Binário, parceiro da Google for Education. Participaram da entrega dos equipamentos os alunos das escolas municipais Prof. Benedito Estelita de Mello, no Socorro e o CEIM Profª Lourdes Guerra de Campos, na Vila Natal. (Kelli Correa Brito)