Feiras noturnas retornam com regras de distanciamento e normas de prevenção

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

10 de julho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou, na quinta-feira (09/07), o funcionamento das feiras noturnas da rua Braz Cubas e do Largo da Mesquita. Feirantes e clientes seguiram as regras estabelecidas, como uso de máscara e distanciamento, impostos para diminuir a possibilidade de contágio pelo novo Coronavírus. Nesta sexta (10), a Secretaria Municipal de Agricultura também volta com a feira noturna do Mogilar, que funciona das 17h às 21h. A retomada integra o processo gradual de retomada econômica e de flexibilização, também gradativa, da quarentena imposta para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

As feiras noturnas haviam sido suspensas em março, no início da quarentena. O retorno é mediante uma série de restrições e adoção de normas de higienização – a Secretaria Municipal de Agricultura encaminhou aos feirantes um Termo de Responsabilidade contendo 25 determinações que devem ser seguidas para participar das feiras.

“Sabemos que gradativamente as pessoas vão retornar às feiras noturnas, que proporcionam um importante serviço para o município. Os feirantes e os clientes que compareceram cumpriram as regras e medidas recomentadas nos protocolos”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo.

Entre as normas, está a proibição da participação de feirantes que estejam no grupo de risco, como idosos com mais de 60 anos, ou que possuam doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica. Esses feirantes devem permanecer em casa, assim como os que apresentarem qualquer sintoma como febre, tosse ou dificuldades para respirar. A mesma regra vale para aqueles que tiverem contato direto com pessoas que estão no grupo de risco ou com os sintomas.

As barracas devem ter distanciamento mínimo de um metro. Em caso de filas, o chão deve estar devidamente demarcado com distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Também é obrigatório o uso de máscaras.

Os feirantes devem disponibilizar aos clientes desinfetantes do tipo álcool 70% em todos os acessos, assim como em todas as barracas.

As regras incluem ainda a higienização, antes da montagem das barracas, bancas, bancadas, balanças e utensílios, com álcool 70% ou com solução de água sanitária; disponibilização de um funcionário exclusivo para efetuar as cobranças e a manipular o dinheiro, com uso de luvas descartáveis de proteção e higienização das mãos antes e após o uso das luvas.

Também é preciso providenciar a limpeza das máquinas de cartão para pagamento antes do início do trabalho, após cada utilização e no término das atividades.

As barracas devem ser reduzidas para melhor distribuição e espaçamento entre elas. Estão proibidos o consumo e a degustação de alimentos na feira – todos os produtos são comercializados somente para retirada no local e em embalagens fechadas. Também não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas (nem para retirada).

As apresentações musicais e o entretenimento para o público infantil, que são uma tradição das feiras noturnas, continuam suspensos.

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura, pelo telefone 4798-5136, Whatsapp 4798-5025, ou pelo e-mail agricultura@pmmc.com.br.

Atividade econômica
A Prefeitura vem adotando uma série de medidas para possibilitar o retorno dos diversos setores da economia de uma forma que não comprometa as ações de combate à pandemia. Para isso, criou o Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas, que une profissionais de saúde e de desenvolvimento econômico para discutir o restabelecimento seguro das atividades, pautados nos princípios e orientações da área de saúde.

Feiras noturnas:
Quinta-feira, das 17h às 21h
Centro (Rua Braz Cubas, 470)
Largo da Mesquita (Praça Antônio Ferri, Alto do Ipiranga)

Sexta-feira, das 17h às 21h
Mogilar (Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550)