Fiscalização paralisa a atividade de 53 estabelecimentos no primeiro dia da quarentena
Secretaria de Segurança

O primeiro dia de fiscalização sobre as restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais paralisou, nesta terça-feira (24/03), as atividades em 53 estabelecimentos em Mogi das Cruzes. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Departamento de Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal, com participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Foram paralisadas as atividades de 11 bares, 9 padarias, 8 lanchonetes, 6 mercados, 4 lojas de conveniência, 2 adegas, 2 materiais de construção, 2 pizzarias, 2 lojas de roupas, 2 comércios ambulantes, 1 usinagem, 1 auto peças, 1 mecânica (por falta de SIL), 1 papelaria e 1 salão de cabeleireiro. Além da interrupção, alguns dos estabelecimentos foram autuados por irregularidades, principalmente por falta do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL).
Outra ocorrência registrada durante o trabalho desta terça-feira foi a autuação de um mercado por embaraço à fiscalização. Os responsáveis pelo estabelecimento não permitiram a entrada dos fiscais para verificação.
Ao todo, 12 fiscais, divididos em plantões de 24 horas, e todo o efetivo da Guarda Municipal irão atuar para garantir o cumprimento das determinações. Além das medidas de funcionamento do comércio e de estabelecimentos, também são verificados casos de aglomeração de pessoas, que não podem acontecer.
De acordo com a determinação do Governo do Estado, somente os serviços essenciais podem funcionar a partir desta terça-feira até o dia 7 de abril. Entre os serviços que podem funcionar, estão hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, transporte público, transportadoras, armazéns, supermercados, mercados, padarias, petshops, empresas de telemarketing, deliverys, serviços de limpeza pública e postos de combustível.
A população também pode colaborar com denúncias, por meio do telefone 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas por dia e foi ampliado durante o período de crise. (Luiz Maritan)
Saiba mais
Quarentena em vigor: saiba os estabelecimentos que podem abrir e como devem funcionar
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão