Funcionários participam de treinamento sobre primeiros-socorros no ambiente de trabalho

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

01 de dezembro de 2017

Funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos participaram, esta semana, na sede do Semae, de um treinamento sobre primeiros-socorros. Foram 30 servidores, divididos em duas turmas, que receberam capacitação com carga horária de 8 horas para atuar de forma segura em caso de acidentes diversos. O objetivo é prepará-los para prestar os primeiros-socorros às vítimas de eventuais acidentes no ambiente de trabalho.

O treinamento foi ministrado pelos enfermeiros Jefferson Azevedo de Oliveira (coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Mogi das Cruzes) e Fabio Caxico. Foram abordadas questões teóricas e práticas: os servidores utilizaram manequins para a prática de reanimação cárdio-pulmonar, pranchas de resgate, além de luvas, óculos e máscaras. Houve também simulações de situações reais, como quedas em escadas – que contaram com a participação dos próprios alunos, no papel de vítimas. (Marco Aurélio Sobreiro)