Hospital Municipal realiza treinamento sobre endosutura e se consolida como centro de formação

07 de agosto de 2017

O Hospital Municipal de Mogi de Mogi das Cruzes realizou ao longo desta tarde e noite de segunda-feira (07/08) um treinamento teórico e prático para médicos e residentes sobre endosutura laparoscópica (cirurgias por vídeo). Esta é mais uma capacitação realizada pela Unidade, que também tem atuado como centro de formação profissional na área da saúde.

O treinamento foi realizado no auditório e contou com a parceria do Grupo Suprimed e da Delegacia Regional de Mogi das Cruzes, "Clube Benedicto Montenegro" - Capítulo São Paulo, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Médicos e residentes de toda a região compareceram.

A endosutura laparoscópica é uma técnica que possibilita que as intervenções cirúrgicas sejam menos invasivas. O benefício ao paciente é uma recuperação mais rápida e um tempo menor de internação.

O Hospital Municipal já realiza videolaparoscopia desde outubro de 2016, nas especialidades de Urologia, Ginecologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, o Hospital Municipal entra, definitivamente, em um patamar que vai além do atendimento da população. "Para que possamos atender com excelência os mogianos, temos que capacitar a classe médica e é essa a nossa intenção ao transformarmos o Hospital Municipal em um centro de formação profissional", afirmou o secretário.

A etapa prática do treinamento foi feita em simuladores de endosutura. O material utilizado simulava o tecido humano. O médico preceptor Moisés Yoshifumi Komatsu foi o responsável pelo curso. "O que o Hospital Municipal faz aqui hoje, de oferecer um treinamento deste porte, é algo pouco visto na rede pública em todo o País. Esta é uma iniciativa pioneira", elogiou. "A videolaparoscopia é o que há de mais moderno na Medicina e saber que o hospital já realiza este procedimento, menos invasivo, ou seja, mais humano, é exemplar", disse.

O médico Luiz Antônio Coelho Filho, coordenador da equipe de cirurgia-geral do Hospital Municipal e delegado do CBC em Mogi, destacou que o treinamento faz parte da educação continuada incentivada pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS). "Se capacitarmos os residentes e oferecermos reciclagens aos médicos que já atuam no município, o maior beneficiado será o paciente, que terá profissionais atualizados com novas técnicas", afirmou Coelho Filho. Ele adiantou que outros cursos serão oferecidos ainda neste ano.

A capacitação em endosutura é o segundo treinamento para médicos oferecido pelo Hospital Municipal. No dia 6 de julho, a Unidade recebeu uma videoconferência, com objetivos científico e educacional, de cirurgia de hérnia.