Hospital Municipal sedia 1° encontro Multiprofissional de Terapia Nutricional

Secretaria de Saúde

27 de outubro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes vai realizar, na segunda-feira (30/10), o "1° encontro Multiprofissional de Terapia Nutricional". O evento, que será das 13h às 16h30, no auditório do hospital, tem como público-alvo profissionais e estudantes ligados à área. As inscrições já estão encerradas. 

A programação conta com uma série de palestras, que abordarão temas como a importância da equipe multiprofissional de terapia nutricional, a importância da fonoaudiologia e disfagia, controle de infecção em pacientes críticos e o enfermeiro na terapia nutricional.

Este será mais um evento do Hospital Municipal enquanto centro de formação profissional. A Unidade já organizou um encontro de psicólogos da área da saúde e ofereceu cursos de qualificação e reciclagem para médicos e residentes, por meio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Organizadora do Encontro, a nutricionista clínica do Hospital Municipal, Thays Naomy Rizzi, destacou que o objetivo é evidenciar a seriedade do trabalho desenvolvido pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) dentro do processo de recuperação do paciente. "Um dos principais problemas de quem está internado é a desnutrição. Assim, a terapia nutricional, quando seguida da forma adequada, reflete no tempo menor de internação, no sucesso do tratamento medicamentoso e evita infecções", descreveu. 

Thays ressalta que a terapia não é de responsabilidade exclusiva da nutrição dos hospitais. Para que ela seja efetiva, a equipe multiprofissional - formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, entre outros - precisa estar comprometida e compreender a necessidade do paciente seguir a dieta prescrita. 

"Todos os profissionais da EMTN têm sua parcela de importância. A fonoaudióloga, que busca meios de estimular a saída do paciente da sonda para uma dieta oral, quando há casos de internações de longa permanência em UTIs, por exemplo, os enfermeiros e os técnicos de enfermagem que fazem a efetivamente a oferta da dieta e o médico, que estimula a terapia nutricional", explicou Thays. 

Consolidação

O diretor-assistencial do Hospital Municipal, Ricardo Peres, destaca que "o trabalho conjunto destes especialistas com formações distintas permite integrar e complementar os conhecimentos da equipe, a fim de cumprir o objetivo de identificar, intervir e acompanhar o tratamento dos distúrbios nutricionais". 

"Este primeiro encontro da EMTN é a sequência do trabalho adotado pelo Hospital Municipal a fim de consolidar a Unidade como centro de formação profissional. Nosso objetivo é realizar um encontro deste tipo a cada semestre", revelou. "Queremos que o hospital promova cada vez mais a troca de experiências entre profissionais e estudantes", afirmou Peres.  

O Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Unidade é certificada com o selo de qualidade ONA 2 - Acreditado Pleno, segundo nível da acreditação concedida pela Organização Nacional de Acreditação. 

 

Programação

13h - Abertura

Téo Cusatis

Secretário municipal de Saúde

 

Ricardo Peres 

Diretor-assistencial do Hospital Municipal

 

13h30 - Palestra: Terapia Nutricional

Thays Naomy Rizzi 

Nutricionista clínica do Hospital Municipal

 

14h - Palestra: A importância da EMTN 

Dr. Shizuo Ishiwaki Júnior

Coordenador da Nutrologia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo

 

14h30 - Palestra: A importância da fonoaudiologia e disfagia

Andréa de Andrade

Fonoaudióloga clínica qualificada em disfagia

 

15h - Coffee Break

 

15h30 - Palestra: Controle de infecção em pacientes críticos

Dra. Rebecca Saad

Médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal

 

16h - Palestra: O enfermeiro na Terapia Nutricional

Renato Rocha Macedo

Enfermeiro Intensivista do Hospital Municipal

 

16h30 - Encerramento