"Jogos da Alimentação Saudável" da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes conclui sua última etapa
Secretaria de Educação
O encerramento da segunda edição dos Jogos da Alimentação Saudável será realizado na primeira quinzena de novembro
















A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped), concluiu a quarta e última etapa da edição deste ano dos "Jogos da Alimentação Saudável". Com as atividades, as escolas e creches participantes destacaram a melhora na seletividade alimentar e nos hábitos alimentares das crianças.
O projeto, que faz parte do programa de Educação Alimentar Nutricional do DAE desde 2021, contou com a participação de 66 unidades escolares, incluindo escolas municipais e creches subvencionadas. A secretária de Educação, Marilu Beranger, destacou a importância da iniciativa. "Temos certeza de que esta edição teve um impacto positivo e significativo na vida de nossas crianças", afirmou.
A última etapa, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, foi dedicada a um levantamento de dados e discussão sobre o tema. “Nesta fase, observamos uma melhora significativa nos hábitos alimentares das crianças, com resultados positivos tanto nas escolas quanto nas famílias. Conseguimos alcançar nosso objetivo principal: plantar a semente da mudança, conscientizando a equipe escolar e os pais sobre a importância da alimentação saudável”, declarou a nutricionista e responsável técnica do DAE, Bruna Mariana Braga.
A coordenadora pedagógica, Priscila Mayumi, do Cempre Drª Ruth Cardoso, no Jardim Layr, comemorou os resultados positivos. “A experiência foi muito produtiva e de grande importância para conseguirmos diminuir a seletividade alimentar. O tema ‘alimentação saudável’ já faz parte da nossa rotina, pois trabalhamos em forma de projeto no 1º semestre, deste modo, os jogos complementaram o trabalho desenvolvido. As crianças gostaram muito, ficaram eufóricas e na sua grande maioria começaram ou, melhor, aceitaram experimentar os alimentos”, disse.
Ana Maria Máximo, diretora da EM Lourenço Della Nina, em Jundiapeba, falou sobre a receptividade das crianças. "Desde o início do ano já havíamos colocado como projeto da unidade escolar a Alimentação Saudável, e os jogos vieram somar essa experiência para todos. Foi muito prazeroso trabalhar o assunto, pois vemos como as crianças se empolgaram e cada selo recebido foi compartilhado e comemorado com as crianças. Esperamos que a semente que plantamos esse ano venha dar bons frutos e que possamos estar multiplicando essa experiência por muito tempo”.
A iniciativa foi elogiada pelos familiares dos alunos. Cleide Duarte, diretora pedagógica do Núcleo Castelo Forte I, no Mogilar, destacou a importância do projeto para as famílias. “Eles acreditam que ações como essas são muito positivas porque em casa a aceitação sempre é mais difícil do que no coletivo da creche”.
No Ceic Raio de Luz I, no Residencial Novo Horizonte, a diretora pedagógica Eliana Flois também compartilhou a receptividade dos pais. “Eles acharam a proposta muito importante e relevante, inclusive, muitos falaram que irão incentivar ainda mais as crianças em casa”. A unidade escolar relatou que as crianças ficaram animadas e demonstraram bastante curiosidade em aprender sobre os alimentos. “Elas adoraram serem envolvidas nas atividades práticas, como ir à horta, colher os alimentos e preparar as receitas. Foram vivências e experiências que levarão para a vida”, completou Eliana.
O encerramento da segunda edição dos Jogos da Alimentação Saudável será realizado na primeira quinzena de novembro, com os sorteios entre as escolas que cumpriram todas as etapas do projeto e receberam os quatro selos de participação. As escolas sorteadas irão visitar locais importantes para a alimentação escolar do município no início de dezembro. A primeira sorteada irá a uma plantação de agricultores rurais da cidade e a segunda visitará o DAE para conhecer o fluxo de abastecimento do local e suas instalações.

Capacitação para servidores iniciará elaboração do PPA 2026-2029 e demais leis orçamentárias

Projeto leva clínicas de bocha paralímpica para as escolas de Mogi das Cruzes

Maio Amarelo em Mogi das Cruzes continua com palestras, Escola Mirim de Trânsito e atividades

Mogi das Cruzes receberá carreta e van da CDHU de quarta a sábado (14 a 17/5) para atendimento de mutuários

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes detém suspeito de tráfico de drogas no Jardim Rodeio