Marcus Melo e presidente da CPTM discutem retomada do projeto da nova Estação Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

04 de outubro de 2017

O prefeito Marcus Melo reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (04/10), com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves. Durante o encontro, realizado em São Paulo, foram discutidos investimentos para a cidade e as obras da nova Estação Mogi das Cruzes.

A nova estação faz parte dos investimentos previstos para serem realizados na região central de Mogi das Cruzes e será construída nas proximidades do Terminal Central. A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 80 milhões. Durante a reunião foi discutida a retomada dos trabalhos para a conclusão do projeto da obra.

“Foi uma reunião bastante positiva, em que o presidente se mostrou sensível ao pleito de Mogi das Cruzes. Entendemos as dificuldades financeiras atuais, mas é importante que tenhamos o projeto da nova estação pronto para que quando este período difícil passar e a capacidade de investimento voltar as obras possam ser realizadas”, afirmou Marcus Melo.

O prefeito lembrou ainda que, mesmo com a crise econômica, a CPTM mantém serviços que beneficiam a cidade, como as obras de acessibilidade nas estações. “Ao mesmo tempo, a CPTM iniciará também a busca de recursos para obra, estimada em R$ 80 milhões. Também vamos fazer uma gestão junto ao governador Geraldo Alckmin para tentar agilizar a obra”, completou.

O vereador Antonio Lino e os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, de Transportes, Eduardo Rangel, e de Obras, Walter Zago, também participaram da reunião.

A nova estação da CPTM faz parte de um projeto de requalificação da região central de Mogi das Cruzes, que também conta com a construção do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio, que deverá ter a entrega de seu segundo túnel até o final deste ano. A região da praça Sacadura Cabral receberá melhorias em uma próxima etapa, com valorização da circulação dos pedestres e interligação com a praça Oswaldo Cruz.

No projeto inicial, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea.  Ainda segundo o projeto, a nova Estação Mogi das Cruzes será construída em um mezanino e terá ligação com o terminal de ônibus por meio de uma passarela.

A nova estação também terá acesso à nova praça que será formada com a passagem subterrânea. Ainda estão previstos estacionamento e bicicletários.