Mogi comemora Dia Mundial do Diabetes com palestras e orientações aos pacientes
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta terça-feira, às 15 horas, uma palestra para pacientes e responsáveis com a presença de profissionais da Rede Básica. Outros eventos também lembram a data com informações e orientações ao público em geral.
Das 9 às 14 horas, a Unica – Unidade Clínica Ambulatorial promove atividades e orientações para pacientes com a participação de nutricionista, endocrinologista e enfermeira. Durante todo o dia, o Pronto Atendimento do Jardim Universo e a UPA do Rodeio também abordarão o tema com esclarecimento ao público presente.
Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Programa Hiperdia, em parceria com o Ministério da Saúde, que implica na detecção do paciente diabético e seu cadastramento para melhor planejamento de ações, compra e distribuição de medicamentos. Por iniciativa própria da Administração Municipal, há, ainda, o Programa Controle em Casa, que garante a distribuição de glicosímetros e insumos para o controle diário da doença pelos pacientes.
Atualmente, o Programa HiperDia conta com 26.614 pacientes cadastrados, incluindo portadores de hipertensão e diabetes. Já o Programa Controle em Casa atende atualmente 4.132 pacientes diabéticos insulinos- dependentes que recebem glicosímetros, tiras reagentes e lancetas em quantidade necessária para realizar o teste de glicemia capilar na residência para controle e acompanhamento dos níveis glicêmicos.
Existem dois tipos de diabetes. A do tipo 1 é uma doença autoimune que pode ocorrer a qualquer momento, mas, na grande maioria dos casos, surge na infância e adolescência. Já a diabetes do tipo 2 tem característica genética e ocorre principalmente quando o indivíduo tem predisposição para a doença, está acima do peso, mantém alimentação inadequada, entre outros fatores de risco. Estes casos são mais comuns a partir dos 60 anos, já que a idade também é um fator agravante.
Uma alimentação adequada e balanceada permite maior controle da glicemia e contribui para uma vida mais saudável, assim como outros hábitos saudáveis, como a prática de esportes, é importante aliado para os pacientes e sua qualidade de vida.
Diabetes: orientações nutricionais
Consuma à vontade: alface; acelga; agrião; broto de feijão; repolho; rúcula; salsão; chicória; almeirão; espinafre; jiló; couve-flor; pimentão; rabanete; tomate; maxixe; temperos naturais (alho, limão, cebola, cebolinha, salsa, orégano, manjericão).
Consuma com moderação: arroz; macarrão; farinha; batata; inhame; mandioca; mandioquinha; pães; torradas; cuscuz; pipoca; canjica; pamonha; tapioca; feijão; ervilha; lentilha; grão de bico; soja; abóbora; cenoura; chuchu; quiabo; vagem; beterraba; miúdos; ovos; carne bovina e suína (prefira carnes magras); leite, queijos, iogurtes e coalhada (de preferência desnatados); alimentos industrializados; óleo; margarina; manteiga; adoçante; refrigerante diet; frutas (prefira maçã, pera, ameixa e pêssego).
Não consuma: açúcar branco; rapadura; mel/melaço; doces em geral; caldo de cana; balas; bolos; chocolates/achocolatados; sorvetes e picolés; bebidas alcóolicas; alimentos industrializados que componham açúcar em sua composição, como leite condensado; frituras, pele de frango e gorduras aparentes das carnes.
Medidas para setor de hospedagem são discutidas com representantes de estabelecimentos
Mara Bertaiolli participa de comemoração de 14 anos da Unica Jundiapeba, em clima de Carnaval
Seu Amigo Pet atenderá o Jardim Layr e inscrições para castração devem ser feitas dia 24 de fevereiro
Prefeita Mara Bertaiolli entrega kits de material de escolar em escola municipal na Chácara Guanabara
Capacitação e empregabilidade para comércio e serviços serão ampliadas com parceria com entidades