Mogi das Cruzes participa da Jornada do Patrimônio 2017
Secretaria de Cultura








Neste ano, pela primeira vez, o município de Mogi das Cruzes foi convidado e vai participar da Jornada do Patrimônio Histórico, um evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, que está em sua terceira edição e tem por objetivo valorizar bens históricos preservados em municípios paulistas. A programação na cidade compreende visitas monitoradas a museus e edifícios de destacado valor histórico, além de palestra e bate-papo.
As visitas monitoradas acontecerão em três locais: Pinacoteca de Mogi das Cruzes, Museu Guiomar Pinheiro Franco e o Casarão do Chá. Nos três primeiros, as visitas serão no dia 19 e as inscrições devem ser feitas previamente junto à Secretaria de Cultura, no telefone 4798-6900, a partir das 14h. Já no Casarão do Chá a visita será no dia 20 e as inscrições prévias devem ser feitas diretamente com a Associação Casarão do Chá, no telefone 4792-2164.
Também no dia 19, Mogi das Cruzes vai receber o pesquisador José Roberto de Almeida, que vai apresentar, sob a forma de palestra, o seu trabalho de pesquisa a respeito das pinturas da Ordem Terceira do Carmo. A atividade, intitulada “O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”, será realizada na própria Ordem Terceira, é destinada a pessoas com no mínimo 16 anos e tem como público-alvo historiadores, arquitetos, estudantes de arquitetura. Qualquer interessado, contudo, pode se inscrever. São 80 vagas no total e as inscrições estão sendo feitas de forma online, pelo link abaixo.
A exposição Arte na Arquitetura, que já faz parte do calendário anual da Secretaria de Cultura, também foi inserida na programação da Jornada do Patrimônio. A mostra abre no dia 13 de agosto e fica até 3 de setembro no Casarão do Chá e tem como proposta unir a arquitetura e a arte sob a forma de projetos que mesclem funcionalidade e plasticidade. Ela pode ser visitada aos domingos, das 10h às 17h.
A programação da Jornada do Patrimônio em Mogi das Cruzes compreende ainda um bate-papo sobre a evolução da história do município, a ser realizado em quatro datas, às 10h e às 14h, no prédio do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos (Museu dos Expedicionários). Quem vai comandar a atividade é a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), Ana Sandim, que também leciona Arquitetura na Faculdade Braz Cubas. As inscrições para este bate-papo também devem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Cultura (4798-6900), das 14h às 18h.
A Jornada do Patrimônio 2017 se propõe a refletir sobre as mudanças de uso e significado do patrimônio e o que essas mudanças projetam para o futuro. Toda a programação é gratuita.
Leia mais sobre a Jornada do Patrimônio 2017

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05