Mogi receberá 10 mini estações de tratamento rurais em parceria com o Instituto Trata Brasil

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

20 de junho de 2018

Com o objetivo de estimular a conservação e proteção dos recursos naturais das propriedades rurais, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura, apresentou na tarde desta quarta-feira (20/06), o programa Mogi Mais Água. Durante o evento no auditório do prédio sede da Prefeitura, a Administração Municipal assinou um termo de cooperação com o Instituto Trata Brasil para a instalação de 10 mini estações de tratamento de esgoto rurais, projeto piloto que será acompanhado e monitorado.

O Mogi Mais Água será dividido em três etapas, começando pela instalação das mini estações de tratamento de esgoto. Os equipamentos serão monitorados por 12 meses. “Mogi das Cruzes é uma cidade que se preocupa demais com a questão do saneamento. Avançamos bastante nos últimos anos e temos muito que avançar. Com o trabalho consolidado na área urbana, temos que incentivar os produtores rurais a conservar e proteger suas propriedades”, disse o prefeito Marcus Melo.

“Mogi das Cruzes está um passo além, progrediu muito nos últimos 10 anos. O esforço da cidade mostra que é possível avançar no saneamento. Hoje formamos uma equação de sucesso com a tecnologia adequada e uma cidade empenhada em evoluir”, avaliou o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, que assinou o termo de cooperação junto ao prefeito, os secretários municipais de Agricultura, Renato Abdo e Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima e o diretor geral do Semae, Paulo Beono.

Uma das regiões prioritárias para as mini estações será o Cocuera, onde estão localizadas as nascentes e córregos que vertem água para o principal ponto de captação de água de Mogi das Cruzes. Outros dois núcleos de produção, em Porteira Preta e Pindorama, também são focos do projeto, que também conta com o apoio da ONG The Nature Conservancy (TNC).

A segunda etapa do Mogi Mais Água é o envio do projeto de Lei para a Câmara Municipal, sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para os produtores rurais que ajudarem a conservar o meio ambiente pelo uso de técnicas de conservação do solo, recuperação de Áreas de Preservação Permanente e manutenção das florestas existentes. A minuta foi aprovada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e pelos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Mais de R$ 1,4 milhão de investimentos

Na terceira etapa do programa estão previstos mais de R$ 1,4 milhão de investimento. Pelo projeto Nascente do Governo Estadual estão aprovados 16 hectares com proposta de reflorestamento, o investimento será de R$ 512 mil. Pela ANA – Agência Nacional de Águas, estão aprovados R$ 940 mil e pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) será feito um projeto de recuperação ambiental de 95 hectares para projeto, plantio e manutenção e também a instalação de 33 equipamentos de saneamento rural. Os projetos aguardam a liberação de recursos.

O Mogi Mais Água promove a integração entre a agricultura e a preservação e proteção ambiental. “O Mogi é Agro tem como objetivo apresentar o potencial agropecuário de Mogi para o cidadão mogiano e para o público externo. Agora com o Mogi Mais Água destacamos o setor agrícola como um provedor de preservação e conservação ambiental”, disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo.

Para o diretor geral do Semae, Paulo Beono, o programa atuará tanto na melhora do tratamento de esgoto na zona rural, como na qualidade da água fornecida para os mogianos. “Este programa vai atuar também na recomposição das matas ciliares, o que vai reverter na qualidade da água”, destacou. (Kelli Correa Brito)