Movi.Ar contempla 49 artistas de diferentes segmentos em sua primeira semana

Secretaria de Cultura

09 de abril de 2020

A Mostra Virtual de Mogi das Cruzes - A Arte Não Esqueceu de Você, estratégia criada pela Secretaria de Cultura e Turismo para apoiar artistas neste momento de isolamento social, já contemplou, só em sua primeira semana, 49 artistas dos segmentos de fotografia, artes cênicas, dança, música, cinema, artes plásticas, artesanato, literatura e manifestações populares.

Além de receber um apoio financeiro emergencial, os artistas foram estimulados a desenvolver apresentações e conteúdo online, por meio das plataformas virtuais existentes, em especial as redes sociais. Trata-se de artistas já conhecidos na cidade, que migraram dos palcos tradicionais para o ambiente online, executando, em sua maioria, lives ao longo da última semana.

O monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apontou que, até a última quarta-feira (07/04), as lives tiveram uma audiência de pouco mais de 8 mil pessoas. Porém, considerando toda a mobilização prévia por parte desses artistas e o engajamento obtido a partir das divulgações prévias dessas apresentações, a Secretaria calcula que aproximadamente 60 mil pessoas foram alcançadas.

“É um aprendizado. Um momento totalmente novo, em que todos estamos precisando nos reinventar e descobrir novas maneiras de seguir com as nossas atividades profissionais, sem o contato físico. Tem sido um grande desafio para todos, mas estou certo que muitos estão descobrindo um nicho que, até então, nunca tinham explorado. Algo que eles podem levar para o futuro, como um complemento aos modelos convencionais do que já faziam”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

O secretário explica ainda que foi dada aos artistas a liberdade de pedir contribuições online para as apresentações, porém cabe a cada artista disponibilizar os canais eletrônicos para o depósito de valores por parte do público.

Sartori lembra ainda que, além de prestar auxílio aos artistas, a Movi.Ar é também uma maneira de garantir que as pessoas continuem tendo acesso à cultura, mesmo diante de um momento tão atípico. “Isso é fundamental. As pessoas devem continuar tendo esse contato com a cultura, pois isso nos auxilia em diversos aspectos, desde a questão dos valores, significados e conhecimentos, até uma forma de nos mantermos mais serenos durante esse período”, completou.

O chamamento para o Movi.Ar foi aberto pela Secretaria de Cultura e Turismo tão logo foi decretada a quarentena por parte do Governo do Estado de São Paulo e também o estado de calamidade pública por parte do município. A previsão inicial era de beneficiar cerca de 40 artistas, porém a Secretaria conseguiu apoiar um total de 64 profissionais.

A Secretaria de Cultura e Turismo também apoiou oito grupos de congada, marujada e moçambique da cidade, atingindo um público de aproximadamente 100 pessoas e ainda deliberou a manutenção dos contratos com com a Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e com Instituto Sementinha (responsável pela gestão do CEU das Artes), preservando, com essa ação, entre 70 e 80 empregos diretos e indiretos. (Lívia de Sá)